PROJETOS

SOCIOESPORTE: UM ECOSSISTEMA DIGITAL PARA DEMOCRATIZAÇÃO DA PRÁTICA ESPORTIVA EM COMUNIDADES PERIFÉRICAS

Alunos(as): Gustavo Ghilardi Leão
Prof.(a) Orientador(a): Tiago Bodê

Ano: 2023

Premiações

Resumo

De acordo com a Organização das Nações Unidas, até 5 milhões de mortes poderiam ser evitadas, por ano, se a população mundial fosse mais ativa. Nesse cenário, o esporte é um meio interessante para o combate ao sedentarismo, pois pode proporcionar o desenvolvimento motor, emocional, cognitivo e social das pessoas, resultando em uma política preventiva de saúde. No entanto, apesar da importância, a falta de investimento e a precariedade das instalações esportivas, principalmente em comunidades periféricas, além de desestimulante, faz com que o acesso a grande parte dos esportes não seja democrático. Ante a essa problemática, a tecnologia pode servir como uma forma de quebrar barreiras e construir novas alternativas para unir recursos e pessoas na promoção do combate ao sedentarismo. Com base nos pressupostos apresentados, o objetivo do presente projeto é desenvolver um ecossistema digital para a democratização da prática esportiva em comunidades periféricas. Para isso, a metodologia foi dividida em 3 partes. Na primeira delas, intitulada Mapeamento dos Usuários, foi feita uma entrevista qualitativa com um profissional do ramo esportivo, além da construção de uma tabela com a definição de usuários de acordo com seus critérios e funções. A segunda etapa, por sua vez, foi chamada de Design do Ecossistema Digital. Nela, foi elaborada a dinâmica de usabilidade do sistema, baseada na dinâmica de fornecimento, recebimento e benefícios. Além disso, também foi desenvolvido um brainstorm para criação da dinâmica conceitual do ambiente digital. Dentre os resultados, podemos destacar a elaboração de dez categorias digitais: doações; cursos; campeonatos; perfil de usuários; política de recompensa; Mapa de geolocalização das instituições e dos recursos; chats interativos; disponibilidade de quadras; FAQs (dúvidas frequentes) e Seção de patrocinadores. Por fim, a terceira etapa foi responsável pelo desenvolvimento da identidade visual do ambiente. Como resultado, foi produzido o logo e o nome do sistema. Posteriormente, essa fase se caracterizou também pela prototipação das telas. Dentre os resultados, podemos destacar a criação de sete conjuntos conceituais, totalizando um ecossistema digital com 75 telas interligadas. Atualmente, o presente projeto encontra-se na fase de desenvolvimento gráfico. Como etapas futuras, serão realizados testes de usabilidade, bem como análise da viabilidade de custos, além de uma seção de alpha-testes com aplicação do sistema em comunidades periféricas. Com base nos resultados apresentados, acredita-se que o ecossistema digital pode contribuir significativamente com a democratização do esporte, com o combate ao sedentarismo e, sobretudo, a melhoria da qualidade de vida das pessoas.