PROJETOS

ANÁLISE DO USO PROBLEMÁTICO DA INTERNET E SEUS EFEITOS NAS HABILIDADES SOCIAIS EM ADOLESCENTES

Área do projeto: Saúde
Alunos(as): Isabella Clemente Hand
Prof.(a) Orientador(a): Geisly França Katon
Cientista Qualificada: Telma Pantano

Ano: 2023

Premiações

Resumo

Partimos do conhecimento de habilidades sociais (HS), definidas por classes específicas de comportamentos presentes no repertório de um indivíduo, que permitem que demandas sociais sejam lidadas de uma forma competente, que são divididas em desempenho, habilidade e competência, com destaque ao desempenho, que pode ser considerado composto por reações habilidosas, socialmente adequadas e “ideais”, ou não habilidosas, consideradas mal adequadas e incluindo comportamentos omissivos internalizantes ou explosivos, que podem ser efetivas, ou seja, bem sucedidas, ou não efetivas, sendo assim mal sucedidas. Além do conhecimento do uso problemático da internet (PIU), caracterizado por um uso recreativo que envolve uma série de complicações em domínios pessoais, sociais e profissionais, resultando também em sentimentos de abstinência quando em falta desse uso, sendo definido também por comportamentos que envolvem altos níveis de estresse e ansiedade, além de impulsos indesejáveis e comportamentos nocivos. Portanto, partindo-se da hipótese que o uso do repertório de HS é aprendido e elaborado ao longo das diferentes fases do desenvolvimento da vida dos jovens, o PIU pode resultar em reações não habilidosas por, supostamente, negativamente afetar HS por conta de, principalmente, a falta de contato social promovida por um uso intenso e constante, uma vez que um repertório só é eficiente se é também aplicado. Para testar a hipótese, foram aplicados questionários de HS e um Teste de Adicção da Internet (IAT), que foram alterados para melhor se encaixarem ao contexto de aplicação. O trabalho apresenta uma pesquisa conduzida em adolescentes de faixa etária entre 13 e 18 anos em semi-internação no Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (IPq-USP) e em estudantes da mesma faixa etária que são parte de um programa de pré-iniciação científica.