PROJETOS

TEORIA DA MENTE: ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES E SUAS PERCEPÇÕES

Alunos(as): : Emanuelly Vitoria Carvalho Leão
Prof.(a) Orientador(a): Fernando Campos De Domenico

Ano: 2023

Premiações

Resumo

A Teoria da Mente (TM) é uma habilidade cognitiva que desenvolvemos ao longo da infância. A partir desta, conseguimos teorizar a respeito das ações e dos pensamentos das outras pessoas. Além disso, essa habilidade também está relacionada com a elaboração de nossas emoções, desejos e comportamentos. Assim, ela é imprescindível para a formação pessoal, já que é com essa cognição que manifestamos nossas habilidades sociais. Geralmente, o ensino deste conceito não está presente nos estudos das faculdades direcionadas ao ambiente educacional, então, na maioria das escolas, é provável que os educadores (professores, diretores e orientadores) tenham pouco conhecimento a respeito da TM, o que pode prejudicar aqueles alunos que demonstram ter falhas no desenvolvimento desta habilidade. Este projeto, que está dividido em duas fases, tem o intuito de ajudar os profissionais da educação, focando principalmente nos professores. A primeira fase foi direcionada à investigação do conhecimento dos educadores sobre a TM. Na segunda fase, junto com esses profissionais, serão desenvolvidas estratégias que possibilitem que as crianças com problemas relacionados ao desenvolvimento da TM possam superá-los. Na primeira fase realizou-se uma pesquisa de como os profissionais atuam na sala de aula e como reagem a situações com alunos com dificuldades relacionadas à socialização, à criação de estados mentais e ao ambiente escolar. Essa pesquisa foi realizada por meio de um questionário dividido em: questões que representam comportamentos, estados e ações que podem ou não indicar complicações na construção da TM; afirmações sobre esta habilidade; e a casuística. O questionário foi divulgado nas redes sociais e foram obtidas 42 respostas. Por meio da análise de correlação entre as respostas dos educadores, pôde-se observar que, em relação à casuística, informações como idade, profissão, formação, tipo de escola em que se atua e o tempo de atuação na Educação não foram determinantes para a resposta à pergunta “Você conhece a Teoria da Mente?”, uma vez que o índice de correlação ficou próximo a 0. Por outro lado, o dado sobre possuir alguma pós-graduação ou curso relacionado à Psicologia apresentou uma maior correlação positiva com a resposta a essa questão, demonstrando que os profissionais educacionais com esse tipo de formação possuíam uma percepção melhor sobre a TM. Além disso, as respostas às questões com situações que refletem possíveis dificuldades relacionadas ao desenvolvimento da TM por parte dos estudantes apontaram que esta problemática está presente nas escolas, o que acende um alarme sobre a necessidade da formação adequada dos educadores para o seu reconhecimento. Assim, pode-se concluir que muitos profissionais da educação não possuem um conhecimento adequado e necessário sobre a TM para conseguirem atuar em contextos nos quais as crianças apresentam dificuldades em seu processo de socialização, no desenvolvimento do próprio “individual” e no desempenho escolar. Além disso, evidenciou-se que apenas os profissionais respondentes que afirmaram ter uma base teórica, pós-graduação ou curso relacionado à Psicologia demonstraram entender melhor os conceitos relacionados à TM.