PROJETOS

QUEM É O CULPADO? O DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS PARA A ELUCIDAÇÃO DE CRIMES CONTRA A VIDA: A TECNOLOGIA COMO FATOR DE JUSTIÇA NA ANÁLISE DE CENAS DE CRIME

Área do projeto: Ciências exatas e da terra
Alunos(as): Isabelle Soubihe Galvani
Prof.(a) Orientador(a): Lílian Moreira dos Santos

Ano: 2022

Premiações

Resumo

Segundo a OMS (2018), o Brasil é o nono país com maior índice de homicídios do mundo. Anualmente, o Brasil possui uma média de 56 mil homicídios, destes, não mais que 33% são elucidados. Nesse cenário, a perícia criminal apresenta grande relevância sendo a responsável pela produção de provas essencialmente técnicas, servindo como suporte fundamental ao sistema jurídico. O presente trabalho tem por objetivo aprimorar a integração da tecnologia como alternativa à eficiência da função pericial, de maneira a ter como enfoque o desenvolvimento de um banco de dados integrados e refinar a criação e uso de ambientes de realidade virtual na investigação de homicídios. Com esse propósito, desenvolvemos e aplicamos um questionário para profissionais da Polícia Científica Civil de São Paulo e Sergipe, no qual, investigamos os principais desafios que os peritos criminais encontram no desenvolvimento de suas funções. Para a análise das respostas, utilizamos referenciais teóricos baseados na Análise do Discurso (AD) e Análise de Conteúdo (AC). O cenário revelado mostrou que parece existir uma carência na aplicação de recursos tecnológicos que favoreçam a integração de dados entre polícias e órgãos competentes. Com o propósito de inserir, iniciou-se a construção de uma plataforma de integração de dados e preenchimento de laudos periciais, bem como, a simulação de uma cena de crime de homicídio em realidade virtual. A construção dos protótipos têm sido orientadas pelo editor gráfico Figma e o motor Unreal Engine 5, respectivamente. Posterior à finalização dos protótipos, os ambientes virtuais serão integrados à plataforma e será estudado o uso do scanner LiDAR e similares para um novo protótipo de realidade virtual com base em um ambiente real.