PROJETOS

POR QUÊ? UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE IMAGINAÇÃO DE CRIANÇAS EM FASE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL

Área do projeto: Humanas
Alunos(as): Maria Luiza da Cruz Zancopé
Prof.(a) Orientador(a): LĂ­lian Moreira dos Santos

Ano: 2022

Premiações

Resumo

A criação é a base da humanidade com origens na imaginação. Esta, por sua vez, é considerada como o produto da incrível capacidade combinatória do cérebro. Em termos práticos, a imaginação não está inserida na realidade da vida cotidiana como algo concreto. No entanto, é possível percebê-la em todos os campos da vida por meio das criações artística, científica e técnica. Em termos educacionais, cientistas como Freire e Montessori consideraram em suas obras e importância da criação imaginativa ainda na infância como uma seja compreendida e estimulada, visto que é esse processo que contribui para, no futuro, a maior capacidade de criação, que é a base para todas as inovações e construções sociais e físicas da sociedade. Além de contribuir para uma maior tolerância e desenvolvimento de uma educação emocional. Por conta disso, é, também, fundamental que as estratégias usadas por professores do ensino infantil para o estímulo da imaginação sejam exploradas e encorajadas, para que, dessa maneira, todos estes benefícios citados sejam incentivados e desenvolvidos. Pensamos que uma importante questão para investigação seria a relação entre o estímulo à criação em processos de ensino e aprendizagem infantil. O presente projeto tem como objetivo conhecer como professores do ensino infantil estimulam a imaginação em processos educativos baseados em criação. Para tal, foi desenvolvido um questionário que está em fase de validação e após respondido por professores do ensino infantil terão suas respostas analisadas a partir da teoria de Análise de Conteúdo. Com este trabalho espera-se identificar as principais estratégias usadas por professores para o estímulo da imaginação e criatividade.