PROJETOS

DANDO LUZ AO ESPAÇO: DESENVOLVIMENTO DE COMUNICAÇÃO POR LUZ VISÍVEL

Área do projeto: Ciências Exatas e da Terra
Alunos(as): Felipe Marques Campora
Prof.(a) Orientador(a): Cristiane R. C. Tavolaro
Cientista Qualificada: Dra. Renata Maré

Ano: 2022

Premiações

Resumo

A Escola é um pilar primordial na socialização de crianças e pré-adolescentes. No entanto, durante a pandemia do Covid-19, muitas instituições escolares fecharam, o que pode ter comprometido o desenvolvimento de habilidades sociais. Na tentativa de contribuir com a formação de indivíduos críticos, saudáveis e conscientes, o projeto visa verificar o impacto do isolamento social no desenvolvimento psicossocial de crianças e pré-adolescentes, com base no referencial teórico de Erikson Para isso, a metodologia foi dividida em quatro etapas. Na primeira, foi formada e aplicada uma matriz de dados embasada em saúde emocional e práticas comuns a esse período. Na segunda, traçou-se um perfil psicossocial pandêmico pela análise do perfil dos entrevistados e dinâmica cotidiana. Na terceira, correlacionou-se as interações familiares, atividades voluntárias e sentimentos gerais com impacto socioeconômico, aumento da convivência, uso de dispositivos eletrônicos e questões raciais. Por fim, na quarta, compara-se o antes e o pós-pandemia através da aplicação de uma ferramenta da análise social voltada aos agentes escolares e alunos. Os resultados apontam dualidade nas percepções sobre o convívio familiar. Por um lado, o aumento das discussões pode estar associado com o estresse da autodescoberta (Estágio de Identidade vs. Confusão de Identidade). Por outro, apesar dessas questões, as crianças relataram maior felicidade. Essa visão pode ser atrelada à busca da regulação das suas atividades (Autonomia vs. Vergonha e Dúvida). Ademais, observa-se que as diferenças entre as classes econômicas afetam o desenvolvimento dos indivíduos ao promover diversidades vivenciais. Portanto, em relação ao momento de retorno escolar pós-pandemia, os resultados podem contribuir para a elaboração de práticas pedagógicas fundamentadas no desenvolvimento de habilidades e competências da BNCC, bem como em estratégias de reintegração social na volta da convivência presencial entre pares e autoridades.