PROJETOS

ÉTICA E FAMÍLIA: DESENVOLVIMENTO MORAL DE ADOLESCENTES QUE FORAM EXPOSTOS A CONFLITOS INTERPARENTAIS

Área do projeto: Humanas
Alunos(as): Mariana de Moraes Sarmento Silva
Prof.(a) Orientador(a): Ian Bastos

Ano: 2022

Premiações

Resumo

O desenvolvimento adolescente possui aspectos cognitivos, sociais e emocionais que se relacionam fortemente com seu desenvolvimento moral, isto é, sua capacidade em agir por dever e responsabilidade. Uma vez que a experiência familiar de um jovem altera significativamente sua atmosfera moral e seu desenvolvimento, é relevante que estes sejam analisados em conjunto com conflitos interparentais. Será que os adolescentes poderiam obter um crescimento moral e atingir um comportamento majoritariamente ético, se expostos a conflitos interparentais? É plausível acreditar que sim, visto que há pesquisas que abordam os conceitos de crescimento pós-traumático e de coping indicando a possibilidade de se obter crescimento desenvolvimental após eventos vistos como negativos e estressantes (BUSNELLO et al, 2009; CALHOURN et al., 2000). Através de um questionário subdividido em três partes (análise de perfil, do comportamento ético e de possíveis conflitos interparentais) pretendeu-se esclarecer quais fatores de risco e de proteção estavam correlacionados com os comportamentos heterônomos e autônomos. O resultado demonstra que a hipótese da pesquisa foi confirmada, tendo em vista que são situações específicas dos conflitos interparentais e do perfil que apresentaram correlação com o crescimento ético. Foi visto na coleta de dados que existe uma correlação direta entre ser uma adolescente mulher e possuir um comportamento predominantemente ético. Também foi visto que adolescentes que estudavam em escolas mais caras tiveram uma correlação direta com atitudes éticas. Na análise qualitativa discute-se a questão da socialização feminina e a forma como uma maior infraestrutura se mostra importante para o desenvolvimento adolescente. Temos como conclusão mais relevante que ser uma adolescente mulher e possuir uma base de suporte socioemocional e acadêmico vinda da escola quando o adolescente está passando por um conflito interparental são fatores de proteção para o impulsionamento do comportamento ético. Ressalta-se também a importância de garantir suporte básico para todos os dolescentes, uma vez que para a ética ser alcançada existe uma série de condições sociais e cognitivas mínimas para esse desenvolvimento. Os fenômenos psicossociais aqui vistos não são intransmutáveis, e devem ser analisados como um reflexo da estrutura desigual da sociedade brasileira. Também foi visto na conclusão que sentir culpa pelos conflitos dos pais e não se sentir capaz de intervir nas brigas caracterizam circunstâncias e fatores de risco, os quais não impulsionariam o comportamento ético e poderiam até prejudicá-lo em situações de conflito interparental.