PROJETOS

TEORIA DA MENTE: PROPOSTA PARA ADAPTAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR

Área do projeto: Ciências Humanas
Alunos(as): Emanuelly Vitoria Carvalho Leão
Prof.(a) Orientador(a): Fernando Campos De Domenico

Ano: 2022

Premiações

Resumo

A Teoria da Mente (TM) é uma habilidade cognitiva que desenvolvemos que nos possibilita cogitar a respeito das ações das pessoas que estão próximas a nós e permite que consigamos socializar ao pensarmos no outro e em nossas próprias ações, além da elaboração de emoções, desejos e comportamentos. Sua importância é muito grande, já que é com essa cognição que manifestamos nossas habilidades sociais. Geralmente o ensino deste termo não está presente nos estudos das faculdades direcionadas ao ambiente escolar, então, na maioria das escolas, é provável que professores, diretores e orientadores não tenham conhecimento a respeito da TM, o que pode prejudicar aqueles alunos que demonstram ter falhas no desenvolvimento desta habilidade. Como essa habilidade não é muito conhecida no ambiente pedagógico, tenho o intuito, neste projeto, que será dividido em duas fases, de ajudar os profissionais educacionais, principalmente professores, e, junto a eles, desenvolver estratégias para que as crianças com problemas relacionados ao desenvolvimento da TM possam superar essa dificuldade. A primeira fase será direcionada à investigação do conhecimento dos professores sobre a TM. Na segunda fase, junto com os próprios, desenvolverei estratégias que possibilitem a diminuição dos problemas que as crianças sofrem. Na primeira fase farei uma pequena pesquisa de como os profissionais atuam nas classes e como reagem a situações com alunos com dificuldades relacionadas à socialização, estados mentais e a escola. Essa pesquisa será realizada por meio de um questionário com questões que representam comportamentos/estados/ações que podem ou não indicar complicações na construção da TM. Os resultados obtidos serão analisados estatisticamente, considerando as minhas expectativas iniciais sobre as respostas dadas pelos profissionais, para então colocá-los em uma tabela e gerar uma conclusão, tendo em vista minha hipótese sobre essa questão das falhas no desenvolvimento da TM das crianças e o papel do professor no ambiente escolar.