PROJETOS

DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DE QUÍMICA ACESSÍVEL PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

Área do projeto: Ciências Exatas e da Terra
Alunos(as): Bruno Mira Floridia
Prof.(a) Orientador(a): Naãma Cristina Negri Vaciloto

Ano: 2021

Premiações

Resumo

A Educação de qualidade é um direito dos alunos, porém nem todos têm acesso a ela, visto que existem diversos problemas como escassez de recursos, falta de professores com formação continuada, desinteresse dos alunos, evasão escolar e falta de políticas públicas. Visando diminuir tais problemas educacionais, assim como outros problemas sociais e ambientais, a ONU divulgou os objetivos para o desenvolvimento sustentável - ODS - dentre os quais a ODS 4 está relacionado diretamente à educação, pois visa uma educação de qualidade. Destarte, o início do projeto foi motivado por essa ODS, visando melhorar a educação no Brasil para favorecer a diminuição da desigualdade que ela gera. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver uma ferramenta tecnológica educacional que privilegie o ensino e a aprendizagem das Ciências da Natureza, criando um cenário mais igualitário e democrático no que diz respeito ao acesso a uma educação transformadora de realidades e consonante com as novas reformas educacionais. Para isso, a metodologia está estruturada em cinco etapas: I. estudo teórico sobre a classificação periódica dos elementos; II. levantamento bibliográfico envolvendo jogos lúdicos para a identificação das principais ferramentas disponíveis no mercado, como elas funcionam, quais benefícios educacionais elas podem proporcionar aos estudantes e as limitações de seu uso; III. elaboração e aplicação de um questionário para professores, com o intuito de nortear a criação da Tabela Periódica Interativa; IV. análise das respostas; V. desenvolvimento de um protótipo a partir de necessidades e sugestões dos professores. No momento, foram desenvolvidas as quatro primeiras etapas propostas, sendo possível perceber que a maioria dos recursos lúdicos existentes se referem a jogos de memorização e que os professores desejam recursos que possam auxiliar na aprendizagem de maneira não memorizada.