PROJETOS

ENSINO DE TABELA PERIÓDICA: DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DE TABULEIRO A PARTIR DE DIFICULDADES E SUGESTÕES MANIFESTADAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Área do projeto: Ciências Exatas e da Terra
Alunos(as): Anna Laura Pisanelli Messina
Prof.(a) Orientador(a): Naãma Cristina Negri Vaciloto

Ano: 2021

Premiações

Resumo

Nos últimos anos temos passado por situações que nos mostram o quão importante e necessário é o conhecimento científico, pois com ele somos capazes de tomar decisões seguras. São vários os conhecimentos científicos que proporcionam a atuação consciente das pessoas na sociedade, porém, no ensino de química, temos o conhecimento organizacional da Tabela Periódica como parte estruturante da aprendizagem (FIALHO; VIANNA FILHO; SCHMITT, 2018). Mas, Pozo e Crespo (2009) destacam que os alunos aprendem cada vez menos, ao mesmo tempo que o interesse pelo que aprendem também diminui. Isso pode ser consequência de um ensino que não leva em conta os interesses dos alunos e a necessidade que eles têm de interagir uns com os outros. Dessa forma, o objetivo do trabalho é desenvolver um jogo de tabuleiro que possa contribuir com a aprendizagem sobre a Tabela Periódica que não pela memorização, levando em consideração as necessidades e os interesses dos alunos. A metodologia do projeto está estruturada em 4 etapas: I. elaboração e aplicação de um questionário para alunos da primeira série do ensino médio do Colégio Dante Alighieri, com o intuito de identificar suas dificuldades e interesses durante a aprendizagem de tabela periódica; II. análise das respostas dos alunos para, a partir delas desenvolver o protótipo; III. elaboração de uma sequência de aulas, em parceria com as professoras da primeira série do ensino médio, envolvendo o jogo como estratégia de ensino e, incluindo um questionário para análise da aprendizagem; IV. realização de ajustes necessários no jogo.