PROJETOS

O DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DE CRIANÇAS E PRÉ-ADOLESCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL

Área do projeto: Ciências sociais
Alunos(as): Bruna Resnik Imparato
Prof.(a) Orientador(a): Tiago Bodê
Prof.(a) Coorientadora(a): Sandra Tonidandel

Ano: 2021

Premiações

Resumo

Na construção do indivíduo social, a socialização representa um papel fundamental no desenvolvimento psicossocial de crianças e pré-adolescentes. Nesse sentido, a Escola apresenta um papel significativo, pois pode contribuir com o desenvolvimento de habilidades sociais e, consequentemente, com a formação de indivíduos críticos, saudáveis e conscientes. No entanto, com a pandemia decorrente do coronavírus (Covid-19), muitas instituições escolares precisaram ser fechadas, o que pode ter comprometido significativamente o processo de socialização. Este cenário pode culminar no desenvolvimento de grandes problemas psíquicos, tal como o Transtorno de Ansiedade Social. à vista disso, o presente projeto tem o objetivo de verificar os efeitos do isolamento social no desenvolvimento psicossocial de crianças e pré-adolescentes em tempos de pandemia, com base nos Estágios Psicossociais de Erik Erikson. Para isso, a metodologia foi dividida em três etapas. Na primeira delas, intitulada Pandemia segundo a academia científica, foi feito um levantamento bibliográfico que resultou em seis artigos científicos que formaram uma matriz de dados fundamentada em saúde socioemocional, bem como habilidades e atividades desenvolvidas em tempos de pandemia. Na segunda etapa, foi elaborado um perfil psicossocial pandêmico com base na análise de artigos que correlacionaram a divergência de sentimentos de crianças e pré-adolescentes por faixa-etária com o perfil socioeconômico de famílias em isolamento, destacando aquelas constituídas de grandes problemas financeiros. Por fim, o Panorama geral e interconexões de dados representou a terceira etapa. Nela, foram encontradas correlações de interações familiares, atividades voluntárias e sentimentos gerais com impacto socioeconômico, aumento da convivência, uso de dispositivos eletrônicos e questões raciais. Os resultados corroboram com a ideia de que o aumento das discussões relatadas pelas crianças é consequência da alta taxa de estresse que as partes estão vivenciando devido à pandemia junto com a ampliação do tempo de convivência. Com base na Teoria Psicossocial, os dados indicam que os conflitos ocorrem como resultado de um processo de constante descobrimento que o menor está passando, visto que se encontra no estágio de Identidade versus Confusão de Identidade.