PROJETOS

DESENVOLVIMENTO DE UM APP PARA AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TDAH - DE FORMA NEUROCIENTÍFICA

Área do projeto: Educação/ Humanas/ Saúde
Alunos(as): Gustavo Leão e Gianluca Palomba
Prof.(a) Orientador(a): Telma Pantano
Prof.(a) Coorientador(a): Gilberto Junior Jacob

Ano: 2021

Premiações

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) faz parte dos Transtornos do Neurodesenvolvimento, que são um grupo de condições com início no período de desenvolvimento. Ele é um transtorno do neurodesenvolvimento definido por níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade. Vindo de causas genéticas, o TDAH afeta a região frontal do cérebro, que é responsável pelo controle e inibição de comportamentos inadequados, pela capacidade de manter atenção, memória, autocontrole, organização e planejamento (APA, 2014). Frente a essa patologia e as interferências no processo de aprendizado surge a dúvida se é possível auxiliar alunos com TDAH em seu aprendizado e organização acadêmicos cotidianos de uma forma interativa. Para tanto o objetivo desse projeto é desenvolver um aplicativo que possa auxiliar os alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, tornando acessível o seu aprendizado e rotina escolar, como tarefas, atividades, avaliações, lições de casa, e com auxílio à organização diária. Como metodologia iremos relacionar a partir da literatura as possibilidades de intervenção para crianças e adolescentes com TDAH através de metodologias que considerem o funcionamento cerebral dessas crianças e que sejam possíveis de serem organizadas em um aplicativo. Após a criação do aplicativo ele será testado na população com TDAH e um questionário sobre as melhorias respondido pelos usuários para os ajustes necessários.