PROJETOS

TEORIA DA MENTE: PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR

Área do projeto: Educação/ Humanas
Alunos(as): Emanuelly Vitoria Carvalho Leão
Prof.(a) Orientador(a): Telma Pantano
Prof.(a) Coorientador(a): Fernando Domenico

Ano: 2021

Premiações

Resumo

A interação social é um elemento necessário para que as pessoas consigam ter uma vida em sociedade. A capacidade de socializar de modo adequado com outras pessoas é algo que não surge rapidamente e que envolve outras habilidades, como o desenvolvimento de uma teoria da mente. A teoria da mente é uma habilidade mental e teórica que se desenvolve ao longo da infância e nos dá a capacidade de compreender estados mentais em nós mesmos e teorizar sobre o que se passa na mente das pessoas que estão ao nosso redor. Podemos dizer que esta habilidade é o princípio da socialização, dado que nos permite inferir possibilidades, pensamentos e crenças que nos direcionam ao convívio social. Com a teoria da mente plenamente desenvolvida, conseguimos elaborar estratégias que permitam a construção de pensamentos e comportamentos que nos guiam e direcionam para as habilidades sociais. No meio escolar as características que envolvem a dificuldade em desenvolver a Teoria da Mente podem ser observadas não só no contexto social mas também na dificuldade de compreensão de temas e conceitos mais abstratos, assuntos, questionamentos afetando assim o desempenho e o foco do aluno. Este estudo pretende auxiliar os professores em relação à teoria da mente e dar à eles conhecimento sobre como as falhas desta habilidade estão presentes no ambiente escolar, a princípio em crianças e ajudá-los no desenvolvimento de táticas para propiciar às crianças com estas falhas, menos dificuldades na socialização e em seu próprio cuidado. Este trabalho tem como relevância uma reflexão aos professores sobre esta habilidade, que é o principal marcador para as relações sociais e ajudar as crianças com complicações nesta cognição