PROJETOS

A FISIOLOGIA HUMANA NA ESCOLA BÁSICA: PROPOSTA DE UM LIVRO DISRUPTIVO A RESPEITO DE UMA GRANDE AVENTURA SOBRE O CORPO HUMANO

Área do projeto: Ciências Humanas
Alunos(as): Luana Elisa Volkmann Pili
Prof.(a) Orientador(a): Pércia Paiva Barbosa

Ano: 2021

Premiações

Resumo

O ensino da Fisiologia Humana é importante, pois permite a compreensão do aluno da escola básica sobre os diversos processos que ocorrem em seu próprio corpo, assim como o funcionamento do organismo de forma integrada. Porém, mesmo com tamanha importância dessa temática, o processo de ensino-aprendizagem dos tópicos relacionados à Fisiologia apresenta alguns desafios, como a excessiva memorização das partes do organismo, realizada pelos estudantes, e a fragmentação desses assuntos durante as aulas do professor. Como possibilidade de aprimoramento das aulas sobre esses temas, e consequentemente de ampliação do aprendizado dos alunos, dentre os objetivos deste projeto, estão: i) identificar as dificuldades apresentadas por estudantes do Ensino Fundamental II acerca dos assuntos relacionados à Fisiologia Humana; ii) desenvolver um livro paradidático capaz de auxiliá-los, minimizando as possíveis dificuldades detectadas; e, por fim: iii) aplicar o recurso desenvolvido como atividade de suporte a uma das aulas sobre Fisiologia Humana, identificando as potencialidades desse material e os pontos que precisam ser aprimorados. Para a execução desta pesquisa, algumas etapas estão previstas: primeiramente, a aplicação de questionários para alunos de 6º anos (questionário piloto e questionário final), a fim de identificar as dificuldades que estes possuem a respeito de alguns sistemas do corpo humano (em especial: sistemas digestório, respiratório e circulatório), mesmo após terem estudado esses assuntos no ano anterior. A partir das respostas obtidas, pretende-se elaborar um livro paradidático capaz de auxiliar a aprendizagem dos alunos para esses tópicos. Por fim, pretende-se aplicar tal recurso em conjunto com as demais atividades escolares previstas para o ensino da Fisiologia Humana nos 5º anos, visando compreender as potencialidades do material produzido. Como resultados preliminares, obtidos a partir da aplicação do questionário piloto, detectamos dificuldades dos estudantes com a nomenclatura e localização dos órgãos do sistema digestório, assim como dificuldades relacionadas ao formato correto destes, o que vai ao encontro de resultados apresentados em outras pesquisas da área. Também foi observado que muitos alunos não consideraram a existência de relação entre os sistemas do corpo humano, sendo que, quando apontavam uma possível relação, não conseguiam explicá-la. Acreditamos que a aplicação do questionário final (próxima etapa desta pesquisa) nos revelará novas dificuldades dos estudantes com os assuntos pesquisados. Assim, julgamos importante que tais dificuldades estejam contempladas no futuro livro paradidático produzido, a fim de que o processo de ensino-aprendizagem dos tópicos do corpo humano possa ser, efetivamente, aprimorado nas salas de aula.