PROJETOS

PERCEPÇÃO DO ENVELHECIMENTO POR PROFESSORES DE DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO: UM OLHAR PARA O AUTOCUIDADO

Área do projeto: Ciências Humanas
Alunos(as): Sofia Ariana Brankovic Parenti
Prof.(a) Orientador(a): Bianca Rocha Sales

Ano: 2021

Premiações

Resumo

O envelhecimento populacional é um processo universal, além de representar um fenômeno inevitável e complexo. Divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2002, uma pesquisa mostrou que em média uma a cada dez pessoas no mundo são idosas. A previsão é de um movimento crescente em direção ao aumento do número de idosos, um idoso a cada cinco indivíduos em 2050, e um a cada três em 2150. Essa mudança representa uma transição demográfica na pirâmide etária mundial. Esse novo nicho massivo de idosos representa um mercado de consumo em potencial, ocupado hoje pela indústria de cosméticos anti-idade que explora a fragilidade imposta pela ação midiática sobre o envelhecimento. Ainda com a influência da mídia, estudos científicos visam, atualmente, coligar a qualidade de vida com o envelhecimento. Dentro do conceito qualidade de vida o principal elemento é o estilo de vida, o mesmo é garantido pela produção social de um indivíduo. Visto isso, o trabalho toma uma grande proporção do cotidiano das pessoas na fase adulta, o trabalho não só influencia a rotina como a forma de pensar e difere o contexto social de grupos nas sociedades. Mesmo em uma mesma profissão, sendo o caso dos professores, certos subnichos são estabelecidos por compartilhar o foco geral (desenvolvimento intelectual dos alunos) e por diferir em parte da formação e propósito específico. Nesse contexto, emerge o objetivo desta pesquisa que visa investigar a percepção entre professores que lecionam diferentes áreas do conhecimento no ensino básico particular perante ao envelhecimento. A hipótese adotada é que haverá diferença quanto a percepção sobre o envelhecimento entre os diferentes grupos analisados. Esperamos que os indivíduos que ensinam matérias de exatas tenham uma visão mais trágica sobre o envelhecimento, pelo apelo lógico constante e por isso, busquem auxílio médico sempre que notam alguma anormalidade comportamental. Para os professores de humanas, acreditamos que pela quantidade de disciplinas reflexivas as quais são expostos na sua formação (como debates, argumentação e ponderação sobre os mais diversos temas), teriam uma percepção mais cautelosa e teórica aos sinais clássicos, buscando o aspecto prático do auxílio em um momento mais tardio até tomarem conta das maiores dimensões. Já para o grupo dos professores de biológicas, por terem a formação baseada no conhecimento sobre a saúde, acreditamos que buscarão prontamente apoio de profissionais da saúde e terão uma visão mais preocupada quanto aos sinais do envelhecer. Para testar essa hipótese, estes grupos responderão a um questionário que possui o objetivo de descobrir se há uma correlação entre a percepção sobre o envelhecimento por diferentes ofícios, e se a percepção moldará futuros comportamentos frente ao processo de envelhecer.