PROJETOS

A LINGUAGEM DAS EMOÇÕES COMO CRIANÇAS COM TEA RECONHECEM AS EMOÇÕES - COMPARADO ÀS CRIANÇAS NÃO PORTADORAS

Área do projeto: Saúde
Alunos(as): Laura Rabelo Fujusawa
Prof.(a) Orientador(a): Rita Maria Saraiva de Barros

Ano: 2021

Premiações

Resumo

O TEA (Transtorno de Espectro Autista) afeta o sistema nervoso, dificultando a comunicação social e o comportamento. Essas dificuldades e outras começam a aparecer nos primeiros anos de vida de uma criança. Estudos recentes mostram que as causas são na maioria genéticas, estimando-se: 81% como sendo hereditárias, 97% a 99% tendo uma causa genética e 1% a 3% tendo causas ambientais. No Brasil, a ONU estima que em 2017 havia aproximadamente 2 milhões de pessoas com autismo. Porém, a população brasileira cresceu, dificultando termos o número correto de autistas no país. As ações emocionais são constituídas pelas emoções e sentimentos. Emoções são programas de ações coordenadas pelo cérebro que gerenciam alterações no corpo e o sentimento é a percepção consciente de um programa emocional. Paul Ekman, definiu 7 sentimentos universais: raiva, nojo, medo, surpresa, felicidade, tristeza, tentação. A inteligência emocional é a capacidade de identificar, reconhecer, compreender e expressar os nossos sentimentos e entender os das outras pessoas. Em outras palavras, a compreensão e a administração das emoções são fundamentais para o desenvolvimento das relações interpessoais. Porém, uma criança autista apresenta dificuldades em relação à maturidade emocional, complicando o desenvolvimento das habilidades sociais. Algumas vezes, a criança reage de forma desapropriada frente a determinada emoção, pois não sabe lidar com ela. Com esses dados, foi possível criar um projeto, chamado “A linguagem das emoções”, pensando em como as crianças autistas identificam os sentimentos universais em situações cotidianas. Acredito que, uma vez que são crianças novas e estão aprendendo a conviver e socializar com outras pessoas, as crianças com TEA têm dificuldade em reconhecer os sentimentos no seu cotidiano, pois ainda estão conhecendo os seus próprios. Assim, confundindo e trocando alguns, dependendo da situação. Esse projeto é relevante, pois ajudará as crianças com autismo, caso tenham dificuldade em reconhecer os sentimentos e procurarem auxílio para entender os mesmos, ajudando-as a interpretá-los.