PROJETOS

USO DE NARRATIVAS IMERSIVAS NA PREVENçãO E COMBATE AO BULLYING

Área do projeto: Tecnologia
Alunos(as): Lucas Nunes Chin dos Santos
Prof.(a) Orientador(a): Rodrigo Assirati Dias

Ano: 2021

Premiações

Resumo

O bullying é um assunto muito bem documentado e pauta de diversas discussões, principalmente devido às consequências sofridas pelas vítimas. Entretanto, essa agressão traumática não parece se atenuar. Entre crianças e adolecentes, esse tipo de violência é predominante e tem piorado ao longo dos últimos anos, apresentando um paralelo mórbido com o aumento da taxa de suicídio de jovens no Brasil, sendo avaliado pela OMS como a terceira maior causa de morte de brasileiros abaixo da marca de 18 anos. Mas, por que isso? Esses fatos guiam a uma análise de condições que explicitam que, mesmo com os esforços para a conscientização, os casos de bullying continuam a subir e se agravar. Pensa-se que, além das formas de elucidação já amplamente empregadas como palestras e pesquisas, existiria um meio de comunicação mais eficaz de alertar e informar sobre a importância da saúde mental e da amenização dos efeitos causados pela prática do bullying: as narrativas. Assim como filmes e livros, videogames servem como uma forma de propagar uma história, com um apelo especial para a parte mais jovem da população. Devido à sua popularidade e naturalidade, quando se trata do público de crianças e adolescentes, acredita-se na possibilidade de criar um jogo eletrônico com uma narrativa imersiva que faça com que o jogador perceba diferentes pontos de vistas sobre preconceitos que, em situações do seu cotidiano, talvez não percebesse ou não se importasse.