PROJETOS

INCLUSÃO E SOCIALIZAÇÃO DE ALUNOS DO EM COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Alunos(as): Flávia Regini Serrano
Prof.(a) Orientador(a): Rita M. Saraiva de Barros
Professora Coorientadora: Telma Pantano

Ano: 2020

Premiações

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista, também conhecido como Autismo ou TEA, é classificado como um transtorno de neurodesenvolvimento, no qual há alterações neurológicas que afetam o desenvolvimento, interações sociais, aprendizagem e comunicação do indivíduo, podendo gerar comportamentos repetitivos e específicos. Essas alterações causadas pelo TEA, podem trazer dificuldades para alunos com o transtorno, em relação à adaptação no ensino regular. Uma pesquisa do INEP no Censo Básico de Educação de 2018 mostra que 98,9% dos alunos do ensino especial, estão matriculados no Ensino Médio do ensino regular - mas ainda possuem diversas dificuldades de adaptação escolar. Como ainda há diversos alunos que não experienciam inclusão no ambiente escolar, o que pode prejudicar o desempenho dos mesmos, esse projeto visa coletar informações para a melhoria do problema em questão. Para isso, levaremos em consideração quais as dificuldades na adaptação dos alunos com TEA e, a partir dos relatos dos professores, pais e dos próprios alunos verificar as possibilidades para tornar o ensino mais inclusivo. A coleta dos dados será realizada através da aplicação de questionários aos alunos, professores e pais ou cuidadores dos adolescentes com TEA, matriculados no Ensino Médio de uma escola de classe A da cidade de São Paulo. Após a aplicação dos questionários, as respostas serão analisadas, tanto nos grupos individuais, quanto de maneira geral entre eles. Acreditamos que, conhecendo as visões dos alunos, pais e professores, será possível realizar melhor inclusão e aprendizagem desses alunos, beneficiando todos os envolvidos.