PROJETOS

DANDO VOZ ÀS VÍTIMAS DO BULLYING

Aluno(a): Juliana Eva Padilha
Prof.(a) Orientador(a): Rita Maria Saraiva de Barros
Professora Coorientadora: Sandra M. Rudella Tonidandel

Ano: 2020

Premiações

Resumo

O termo bullying descreve um comportamento agressivo determinado por agressões repetidas, praticadas por um indivíduo ou grupo, causando dor e angústia. Estudos verificaram que muitas crianças sofrem bullying e acreditam que nada se faça nas escolas contra isso. Este projeto busca verificar se o que um colégio pode fazer para sanar esse problema está de fato sendo feito. Para tanto, se investigará como criar um plano de combate ao bullying com a participação dos alunos. Acreditamos que, se abríssemos um canal de comunicação entre as vítimas e a escola, esta saberia melhor das ocorrências e adotaria ações eficazes para combatê-lo. Primeiramente, aplicamos um questionário aos alunos, com a finalidade de identificar: como e com que frequência o bullying ocorre; os sentimentos de quem o sofre; e que atitudes os alunos gostariam que a escola tomasse. Nas respostas, 3% dos alunos relataram estar sofrendo bullying; e 36,5% relataram que o colégio não fazia algo efetivo. Concluímos que os alunos que reportaram estar sofrendo ou ter sofrido bullying se sentiam sozinhos, necessitando de alguém para acolhê-los e encorajá-los a reportar o fato à direção. Além disso, descobrimos que a empatia é uma variável importante na disposição das crianças para lidar melhor com o bullying, o que originou a ideia de desenvolvermos projetos de estímulo à empatia. A partir daí, optamos por aplicar um jogo a alunos do EFI. Antes do jogo, foram aplicados questionários para analisar a visão dos alunos sobre o bullying e para avaliar a própria capacidade de identificação da prática. Após a aplicação do jogo, os mesmos questionários voltaram a ser aplicados para identificar possíveis alterações de comportamento. O projeto se mostrou relevante, pois, com as intervenções, ele contribuiu para a identificação de situações características de bullying entre os estudantes, que foram analisadas com extremo cuidado, sendo que ações estão sendo tomadas pela Orientação Educacional do colégio. Ficou clara a necessidade de comunicação com os alunos, que levaram informações e sugestões de intervenção para a Orientação Educacional do colégio estudado, e assim foram criados e estão sendo implementados planos de ação para o combate ao bullying, mostrando a necessidade da comunicação com alunos para ações antibullying. Nas turmas de 9º ano, o foco da ação foi o incentivo ao protagonismo dos alunos no ataque ao problema, e os próprios colegas da sala identificaram os casos e os informaram à Orientação Educacional, em uma ação que chamamos de “Amigo Anjo”. Alunos de 4° e 5º ano também indicaram para a Orientação Educacional casos de colegas sofrendo bullying, em uma ação que chamamos de “Estímulo à Empatia”. Em ambas as ações que sugerimos, “Amigo Anjo” e “Estímulo à Empatia”, obtivemos resultados significativos. E por terem sido positivos, estamos sugerindo um plano de ação para a escola estudada.