PROJETOS

TÍTULO:ANÁLISE DO ENSINO DAS CULTURAS ASIÁTICAS NO BRASIL: COMBATENDO O EUROCENTRISMO E O NACIONALISMO

Alunos(as): Thomas Chen
Prof.(a) Orientador(a): Ian Bernardes Bastos
Professora Coorientadora: Sandra M. Rudella Tonidandel

Ano: 2020

Premiações

Resumo

O projeto começou em 2018 com o objetivo de combater o eurocentrismo e nacionalismo enraizado na educação brasileira para que fosse possível a inclusão da história asiática no currículo nacional. A questão-problema e hipótese ainda eram incertas, pois o rumo do projeto ainda não estava concretizado, pesquisas foram feitas sobre figuras do positivismo e conservadorismo como Francis Fukuyama e sobre a história das civilizações do leste asiático. Uma ideia que se predominava na argumentação para sustentar a pesquisa era a do sinocentrismo, na qual dizia que a civilização chinesa era superior perante as outras. Porém com o tempo essa mentalidade me levou à conclusão de que tal pensamento não era diferente do eurocentrismo ou afrocentrismo. Para provar a ausência das culturas asiáticas no currículo brasileiro, se analisou a BNCC na área de história e geografia através de palavras-chaves como China, Ásia, oriente, Índia, leste e Japão. Caso essas palavras sejam encontradas, elas seriam relatadas em uma tabela, que também especificaria a habilidade, o objeto de conhecimento, o período e a unidade em que elas se encontravam. A tabela mostrou que essas palavras envolviam a participação da civilização europeia ou se referiam ao mundo atual. Muitas leituras de textos dissertativos sobre a inclusão de história asiática no currículo foram feitas, a mais importante para o projeto foi Recortes e organizações de conteúdos históricos para a educação básica, no qual falava sobre as diferentes abordagens para o ensino de história: tradicional, temática, integrada, regressiva e marxista, além de como alguns fatores podem desviar a história de seu objetivo original: foco europeu, nacionalismo e modernidade.