PROJETOS

O PODER DO CONSUMO CULTURAL NA SAÚDE MENTAL DA ADOLESCENTE.

Aluno(a): Rafaela Sgai Morel
Prof.(a) Orientador(a): Ian Bernardes Bastos
Professora Coorientadora: Sandra M. Rudella Tonidandel

Ano: 2020

Premiações

Resumo

O projeto investiga o poder simbólico do consumo cultural sobre aspectos da saúde mental de adolescentes mulheres. Bourdieu (1982) exemplificou o conceito de poder simbólico a partir de como as mulheres são simbolizadas quanto a validação de seus corpos, devendo estar sempre belas e magras para possuir valor e sensação de pertencimento dentro do padrão de beleza estabelecido socialmente (SAYÃO, 2003). A Anorexia Nervosa pode ser diagnosticada quando há uma distorção na imagem corporal e negação de se manter dentro do peso normal. Já a Bulimia Nervosa ocorre a sensação de perda de controle e culpa ao ingerir grande quantia de alimentos. Este projeto de pesquisa compreende como necessária a análise do consumo simbólico do “ser magro”, tendo em vista ser este um fator de risco para aspectos da saúde mental de uma adolescente mulher. O “ser magro” é frequentemente supervalorizado e associado ao positivo como sucesso enquanto o “ser não magro” associado ao negativo como irresponsabilidade. Para tentar compreender o fenômeno descrito definiu-se primeiro a seleção de produtos, serviços e influenciadores que envolvem o consumo cultural das adolescentes e, notadamente, as suas análises críticas do discurso (ACD). A segunda parte é a aplicação de um questionário que tem como objetivo avaliar as correlações entre aspectos de saúde mental e as associações simbólicas sobre o corpo. Os resultados parciais obtidos na primeira fase da aplicação da metodologia foram: revista Vogue, dos produtos da MAC Cosmetics, bem como dos serviços de lipoaspiração e os influenciadores Kendall Jenner e Gisele Bündchen, cada um com seu respectivo ACD. Foi aplicado um questionário piloto em uma amostra de 29 adolescentes. A correlação entre saúde mental, associação positiva do ser magro e consumo cultural foi analisada por um modelo probabilístico chamado Probit Binário a partir de uma função de primeiro grau. Conseguiu-se estimar a significância de 99% de confiança nos seguintes resultados: desejo de fazer cirurgia estética com baixas atitudes positivas em relação a si próprio, um dos aspectos de saúde mental; a busca de um corpo magro para ir a praia, o uso de remédios e produtos populares alternativos para emagrecimento e, por último, desejo de fazer cirurgias estéticas com baixa percepção apurada da realidade, outro aspecto de saúde mental. Além destes resultados, percebeu-se a necessidade de alteração no questionário e no ACD dos produtos, serviços e influenciadores selecionados antes da aplicação, a fim de melhorar a coleta de dados.