PROJETOS

TEORIA DA MENTE E AUTISMO: PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR

Aluno(a): Emanuelly Vitoria Carvalho Leão
Prof.(a) Orientador(a): Fernando Campos De Domenico
Professora Coorientadora: Telma Pantano

Ano: 2020

Premiações

Resumo

O Transtorno do Espectro Autístico (TEA) é um distúrbio neurofuncional relativamente comum e associado com prejuízos importantes na linguagem e na socialização além da presença de estereotipias. Esses prejuízos estão relacionados a falhas no desenvolvimento ao longo da infância da Teoria da Mente (TM), que é uma habilidade relacionada à atribuição de estados mentais a si mesmo e aos outros. Essa habilidade permite por exemplo a empatia entre os indivíduos, o reconhecimento que cada pessoa tem suas próprias formas de pensar, gostos e entendimento, não só emocional, como crítico também. Contudo, esta habilidade está bastante comprometida em diversos quadros neuropsiquiátricos sendo que, dentre eles, o TEA é o diagnóstico mais comum. A ausência da TM gera impactos prejudiciais aos aspectos de socialização, provoca dificuldade em compreensão textual e no uso da linguagem simbólica, sendo assim considerada como um dos principais mecanismos de prejuízo social por parte das crianças com TEA, principalmente em ambientes sociais como a escola. Com este estudo pretendemos verificar o conhecimento dos professores com relação a esses conceitos teóricos e a possibilidade de auxiliar no contexto educacional, tendo em vista esses princípios teóricos. Para atingirmos esse objetivo entrevistaremos professores de educação infantil com intuito de verificar os conhecimentos que eles trazem a respeito desses conceitos. Após isso, formularemos possibilidades de intervenção para auxiliar os mesmos na detecção destas dificuldades e na adaptação de estratégias que permitam auxiliar a inclusão social e pedagógica de crianças com falhas no desenvolvimento da TM.