PROJETOS

ATIVIDADE FÍSICA COMO TRATAMENTO COADJUVANTE PARA A DEPRESSÃO EM ADOLESCENTES

Aluno(a): Manuela Benevides Padula e Lúcia Siqueira de Faria
Prof.(a) Orientador(a): Carlos Aurélio Sobrinho
Professora Coorientadora: Telma Pantano

Ano: 2020

Premiações

Resumo

Atualmente, a saúde mental é considerada pela OMS como uma prioridade e a compreensão desse conceito vai muito além das doenças psicossomáticas. Considerar o bem-estar do indivíduo envolve aspectos cognitivos, físicos, emocionais e sociais. Frente a essas considerações o estresse físico e mental prejudica a vida de muitas pessoas ao redor do mundo inteiro e é considerado um ponto importante que impede a aquisição e a saúde mental como um todo. Sintomas como alterações físicas, comportamentais, cognitivas e emocionais caracterizam as principais alterações relacionadas à saúde mental e podem resultar em diversas patologias como, por exemplo, o estresse e a depressão. O estresse, quando determinado limite é ultrapassado, pode trazer muitos danos e consequências negativas aos indivíduos, tais como consequências físicas, cognitivas, psicológicas e sociais, por exemplo gripes frequentes, dores de cabeça, dificuldade de aprendizado e concentração, problemas na qualidade do sono e dificuldades de relacionamento (FERREIRA, 2009; TRICOLI, 2010). Já depressão atinge todas as idades, sobretudo aquelas nas quais ocorrem grandes transformações, como a adolescência (VARELLA, 2016). Paralelamente a isso, atualmente já é consenso que a prática de atividades físicas, além de possuir benefícios físicos, possui benefícios psicológicos que se refletem no comportamento. Pensando nisso, o nosso trabalho tem o objetivo de compreender se a prática de atividade física contribui na melhora emocional e cognitiva de adolescentes (11 a 18 anos) eutímicos ou diagnosticados com depressão leve a moderada. Para isso, o trabalho é divido em duas partes. Na primeira delas, um questionário será aplicado para profissionais da área de saúde mental, com perguntas sobre o conhecimento desses profissionais sobre a prática da atividade física utilizada como recurso coadjuvante para os tratamentos padrões de depressão. Com base nas respostas desses profissionais de saúde e na leitura de artigos sobre o assunto, será elaborada uma proposta de monitoramento e inserção a prática esportiva nessa população e serão utilizadas a ESA (Escala de Stress para Adolescentes) e a ESI (Escala de Stress Infantil) para verificar possíveis mudança dos sintomas descritos pelos adolescentes em função dessa prática de exercícios físicos.