PROJETOS

PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM TDAH

Aluno(a): Isabella Kobayashi Velasco
Prof.(a) Orientador(a): Carlos Aurélio Sobrinho e Telma Pantano
Professora Coorientadora: Sandra M. Rudella Tonidandel

Ano: 2020

Premiações

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar como ocorre a inclusão de alunos com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em escolas e com profissionais da saúde da cidade de São Paulo. O TDAH é um transtorno de neurodesenvolvimento que acomete cerca de 5 a 7% das crianças em idade escolar, familiar, social e laboral (APA, 2013). Atualmente o Brasil possui a Lei Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) que procura definir os direitos da pessoa com deficiência na sociedade, porém essa lei é pouco específica com relação a inclusão de patologias como o TDAH e o processo de adaptação pedagógica e/ou curricular nessa população assim como o suporte necessário principalmente no âmbito escolar. Por meio de dois questionários será verificado como o processo de inclusão ocorre no ambiente escolar. O primeiro questionário será enviado às seis escolas (três públicas e três privadas) da região centro-oeste da cidade de São Paulo, com o intuito de cruzar os dados referentes à prática cotidiana, as necessidades dessas crianças e os princípios de inclusão estabelecidos pela Lei. O segundo questionário será enviado aos profissionais da área da saúde para considerar as necessidades dessas crianças no âmbito da saúde para o conhecimento das estratégias já utilizadas e a formulação de estratégias possíveis e fundamentadas nas características do transtorno para auxiliar essa população.