PROJETOS

DISPOSITIVO DE QUANTIZAÃO DE DADOS (DQD)

Aluno(a): Eduardo Candeias
Prof.(a) Orientador(a): Gilberto Júnior Jacob
Professora Coorientadora: Sandra M. Rudella Tonidandel

Ano: 2020

Premiações

Resumo

Com o advento da utilização de tecnologias simples, pequenos satélites foram lançados para a estratosfera com o intuito de coletar dados. Estes pequenos satélites recebem o nome de Nano satélites (CubeSat e CanSat). Entretanto, dados são coletados diariamente em nossos celulares e computadores, alimentando um "bigdata". Este projeto tem por finalidade a criação de um sistema de monitoramento e aquisição de dados como um CubeSat, mas aplicado a saúde e bem estar dos passageiros de transportes públicos ou privados de massa tais como ônibus, trens e metrôs. Desenvolvemos uma estrutura de um nano satélite (CubeSat). Seu case é composto de fibra de carbono e o corpo de PLA, dando ao sistema uma extrema rigidez. Esta estrutura é a carcaça do DQD (Dispositivo de Quantizaão de Dados) que comporta todos os sensores de medições de diversos fatores de riscos, que diariamente as pessoas estão expostas. Um termopar mede a temperatura em tempo real avisando o condutor quando a faixa ultrapassa um padrão de conforto. Um sensor de radiaão ultravioleta também está acoplado ao sistema, mediando a quantidade de radiaão nos quais os passageiros ficam expostos durante o dia mesmo com as janelas absorvendo grande parte da radiaão. Caso ultrapasse o limite aceitável, o sensor acusará em um painel para que se fechem as janelas. Vidro comum é capaz de absorver radiaão UV e IR. Um outro sensor capaz de medir a aceleraão e desaceleraão também está acoplado ao sistema. Sabe-se que acelerações e desacelerações muito bruscas, além de desconforto, trazem um risco muito alto de acidentes a idosos. Um giroscópio também inserido ao sistema mede inclinações máximas e mínimas ao transporte diariamente mais uma vez prevenindo acidentes aos usuários. Uma câmera térmica comunica ao motorista a entrada de qualquer passageiro com temperaturas acima dos 37,5 graus, evitando a contaminaão biológica entre passageiros e condutores. Todos estes dados coletados são armazenados e transmitidos a uma central, por uma placa GSM que também localiza em tempo real o transporte. Este mesmo GSM é capaz de localizar o transporte e aferir em tempo real a velocidade do transporte. Este ponto é de suma importância, tanto ao usuário quando ao gestor da empresa, evitando multas e minimizando riscos. O sistema está em fase de montagem e pronto para ser acoplado em um ônibus ou trem.