PROJETOS

A UTILIZAÇÃO DE FONES BLOQUEADORES DE SOM EM SALA DE AULA

Aluno(a): Natália Kauffman Zolnerkevic
Prof.(a) Orientador(a): Bianca Rocha Sales
Cientista Qualificada: Renata Tonelli
Professora Coorientadora: Sandra M. Rudella Tonidandel

Ano: 2020

Premiações

Resumo

A poluição sonora é uma das maiores poluições ambientais, somente na cidade de São Paulo são registrados níveis superiores que 90 dB. No Brasil, foi comprovado que o ruído nas salas de escolas são maiores que os 50 dB recomendados pela OMS. Portanto há grandes consequências: influencia na assimilação das falas do professor, nos níveis de concentração e na saúde dos estudantes por estarem sob constante estresse, além de exigir um maior esforço vocal dos docentes que precisam elevar a voz para serem ouvidos. Desta forma como pode-se diminuir os ruídos na sala de aula para não afetar a atenção? Acreditamos que o uso de fones bloqueadores de som resultaria em melhores rendimentos, pois os indivíduos dedicariam mais atenção às aulas sem os ruídos e também conseguiriam escutar melhor as explicações. Logo o objetivo deste projeto é analisar a utilização aparelhos anti ruído em sala de aula para constatar se esse é um método eficaz para reduzir as dificuldades nas escolas devido aos sons que afetam na concentração. A metodologia desenvolvida para comprovar a hipótese foi a facção de um questionário durante o isolamento social para identificarmos onde a percepção de ruídos nos ambientes é mais prejudicial aos estudos, nas próprias residências ou no espaço escolar.