PROJETOS

TRANSFORMADOR DE ENERGIA PARA CARROS HÍBRIDOS

Alunos(as): Fernando Caricol Bezerra e Daniel Leite Sampaio da Costa Neves
Prof.(a) Orientador(a): Manoel Aquino de Resende Neto
Professora Coorientadora: Sandra M. Rudella Tonidandel

Ano: 2019

Premiações

Resumo

O aquecimento global é um grave problema ambiental que atinge o nosso planeta. Ele é causado pela intensificação do efeito estufa, ou seja, pelo excesso de gases estufa liberados na atmosfera. Um dos gases que mais intensifica esse efeito é o gás carbônico (CO2). Esse gás é liberado na queima de combustíveis fósseis, e essa queima ocorre em motores de carros a combustão. Outros agentes poluentes emitidos pelos carros à combustão que podem danificar a nossa saúde são o monóxido de carbono, os hidrocarbonetos, os óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre e as partículas inaláveis. Além da questão ambiental, um outro fator que vem aumentando a procura por carros híbridos é o preço dos combustíveis fósseis ter aumentado nos últimos anos. Os carros híbridos disponíveis no mercado utilizam tanto a energia elétrica recarregável quanto o motor a combustão, que utiliza gasolina. Os tipos de carros híbridos existentes são os plug-in (que são carregados na tomada) e os de freio regenerativo (que utiliza a energia liberada em forma de calor quando carro freia). Na maioria dos carros híbridos, o motor a combustão usado é acionado quando atinge a velocidade de 50 km por hora, quando então a gasolina começa a ser usada. Sendo assim, o objetivo deste estudo é desenvolver uma nova forma de transformar energia para auxiliar o freio regenerativo, de modo que o carro híbrido apenas passe a utilizar o motor a combustão em poucas situações.