PROJETOS

USO DE CIÊNCIA DE DADOS PARA INSIGHTS DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

Aluno(a): João Pedro Kayano Leal
Prof.(a) Orientador(a): Rodrigo Assirati Dias
Professora Coorientadora: Sandra M. Rudella Tonidandel

Ano: 2019

Premiações

Resumo

Em várias áreas de nossa sociedade podemos observar o rápido crescimento na geração e disponibilização de dados. E assim como diversos outros, o setor de educação também apresenta grande crescimento em geração de dados. Esse crescimento se deve principalmente, aos AVAs (ambientes virtuais de aprendizado), como o MOODLE, e provas de níveis escolares, como ENEM ou PISA. Em paralelo ao crescimento dos bancos de dados há o crescimento de técnicas para analisá-los convergindo na área de conhecimento conhecida como ciência de dados que hoje é extremamente utilizada por empresas como Google ou Facebook. A intersecção de ciência de dados com educação é nomeada mineração de dados educacionais (em inglês educational data mining - EDM). Na área de EDM se busca melhorar o processo escolar a partir apenas de dados gerados por escolas ou semelhantes. Neste trabalho se pretende utilizar das técnicas de EDM. Como base para os estudos serão utilizados os dados disponibilizados publicamente pelo INEP, mais especificamente os dados do SAEB. Apresentando como objetivo melhor entender os problemas do sistema educacional brasileiro a partir de dados públicos sobre o mesmo e técnicas modernas de análise e mineração de dados. Para alcançar esse objetivo será utilizado python assim como suas bibliotecas especializadas em ciência de dados, SQL e o Jupyter Notebook e conjunto com o Google Colaboratory.