PROJETOS

ESTUDO SOBRE A GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DA ELETRIZAÇÃO POR ATRITO ENVOLVENDO A ÁGUA DO MAR

Aluno(a): Gabriel Ribeiro Godoy Rodrigues e Leonardo Poles Amorim
Prof.(a) Orientador(a): Gilberto Junior Jacob
Professora Coorientadora: Sandra M. Rudella Tonidandel

Ano: 2019

Premiações

Resumo

Os navios, mesmo sendo cruciais para relações comerciais globais, sendo responsáveis por cerca de 70% de tudo que é transportado no mundo, são estruturas problemáticas em termos de poluição, termos energéticos no quesito consumo. Normalmente movidos a óleo BPF (derivado do petróleo de baixo ponto de fluidez) e diesel, são responsáveis por quase 5% de toda a produção de gás carbônico do mundo. Em vista disso o projeto tem como principal objetivo gerar energia de uma forma sustentável a partir do atrito entre a água do mar e algum material dos cascos de navios. Para saber o material adequado que ao ser atritado com a água receba elétrons, usa-se a série triboelétrica, porém nessas, a água não é encontrada. Então, após pesquisas, encontrou-se um trabalho que concluía que a água se encontra no topo da série (entre o ar e o vidro). Portanto, a maioria dos materiais quando atritados com a água recebem elétrons, ficando negativamente carregados. Com isso, é necessário descobrir qual o material mais adequado que ao ser atritado com a água fique com carga negativa e gere uma corrente elétrica, e ao mesmo tempo seja viável para um navio de carga. Então, foi construído por meio de uma impressora 3D uma caixa com um triângulo dentro (simulando a parte da frente de um navio), dois furos de um lado, e um do outro, fazendo assim a água passar pelo furo, se dividir no triângulo, se atritar com materiais que estarão colados nas laterais do triângulo com fita dupla face, e sair pelos outros dois furos. A água é armazenada em uma cuba de acrílico de 20 litros, e bombeada para dentro do sistema que simula a ponta e a lateral de um navio. Pelo fato da corrente esperada se encontrar por volta de nano amperes, é necessário medi-la com um osciloscópio. Porém, mesmo a energia gerada sendo muito pequena, quando considerada a área de superfície em contato com a água num navio de carga, essa energia se torna significativa, podendo ser utilizada para abastecimento da iluminação interna, tomadas, sistemas de bordo e até como apoio da propulsão naval.