PROJETOS

DANTE VLAB: LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS

Aluno(a): Henrique Rodrigues Hissa Amorim
Prof.(a) Orientador(a): Tiago Bodê
Professora Coorientadora: Sandra M. Rudella Tonidandel

Ano: 2019

Premiações

Resumo

O Brasil é um país fundamentado na desigualdade social. De acordo com uma pesquisa realizada pelo datafolha, mais de 66% das famílias brasileiras apresenta uma renda mensal menor que R$2.035. Isso faz com que muitas pessoas não tenham acesso à diversos tipos de recurso, principalmente no campo da educação. Nesse cenário, pensando na promoção do empoderamento social e científico de comunidades vulneráveis e na diminuição das desigualdades sociais, esse projeto tem o objetivo de desenvolver um laboratório virtual de ciências de fácil acesso. Desse modo, com o auxílio de um óculos de realidade virtual de baixo custo, as pessoas poderão ter contato com um ambiente imersivo investigativo e, assim, poderão realizar experimentos interessantes e fundamentais para a formação escolar e desenvolvimento do espírito científico. No entanto, é importante destacar que o design desse ambiente visa suprir a falta de laboratórios físicos e não substituir os já existentes. Para desenvolvimento do projeto, foram utilizados um headset do modelo Oculus Rift S, um computador de alta performance e um software chamado Unity 3D. Além disso, a metodologia foi dividida em seis etapas. A primeira delas consistiu no levantamento de laboratórios físicos de ciências para serem usados como base do design do ambiente imersivo. A segunda fase, por sua vez, fundamenta-se no desenvolvimento de um laboratório piloto. A terceira parte da metodologia, por conseguinte, tem a finalidade de desenvolver a arquitetura imersiva do ambiente. Depois de finalizada, iniciaremos a quarta fase, que está constituída na seleção dos conteúdos de ciências que serão utilizados como base para o laboratório. Por fim, a quinta etapa da metodologia visa o desenvolvimento das primeiras alpha-teses com pessoas da tecnologia e professores da área de ciências. Atualmente, o projeto encontra-se na segunda etapa. Até o presente momento, desenvolvemos o protótipo inicial e estamos analisando a mecânica lúdica e os aspectos imersivos do ambiente.