PROJETOS

O PODER DO CONSUMO CULTURAL NA SAÚDE MENTAL DA ADOLESCENTE

Aluno(a): Rafaela Sgai Morel
Prof.(a) Orientador(a): Ian Bastos
Professora Coorientadora: Sandra M. Rudella Tonidandel

Ano: 2019

Premiações

Resumo

Resumo: A pesquisa busca analisar o poder simbólico existente no consumo cultural feito pelas adolescentes mulheres quanto aos aspectos culturais do corpo, tendo em vista os impactos em sua saúde mental, no limite, preocupando-se com o diagnóstico de um transtorno alimentar. Bourdieu (1999) elaborou o conceito de poder simbólico para compreender como a realidade vivida se transforma através da formação de representações sociais. Ele exemplificou este conceito a partir de como as mulheres são simbolizadas quanto a validação de seus corpos, devendo estar sempre belas e magras para possuir valor e sensação de pertencimento dentro do padrão de beleza estabelecido socialmente (SAYÃO, 2003). O tema de saúde mental é relevante tendo em vista que o índice de mortalidade em pacientes que possuem Anorexia e Bulimia Nervosa é de 15% (ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA, 2016). Assim este projeto de pesquisa vê como necessário a análise do consumo simbólico do “ser magro” como um possível fator de risco para aspectos da saúde mental de uma adolescente mulher. O “ser magro” é frequentemente supervalorizado e associado ao positivo como sucesso e perfeição enquanto o “ser não magro” associado ao negativo como irresponsabilidade e falta de motivação pessoal. Os fatores de risco possivelmente presentes dentro do consumo cultural, estão evidentes no diagnóstico de Anorexia e Bulimia Nervosa dentro do DSM-V, como uso de laxantes, auto indução do vômito e dietas extremas (ANDRADE E BOSI, 2003). O método determinado para testar a hipótese foi definida em duas partes: primeiro a seleção de produtos, serviços e influenciadores e notadamente sua análise crítica do discurso (ACD). A segunda parte é um questionário que tem como objetivo avaliar as correlações entre baixa saúde mental e violência simbólica sobre o corpo. Com isso validar os possíveis fatores de risco presentes. Os resultados parciais obtidos foi a primeira fase da metodologia, isto é, os produtos selecionados foram Vogue e MAC Cosmetics, os serviços selecionados foram lipoaspiração e academia e os influenciadores selecionados foram Kendall Jenner e Gisele Bündchen, cada um com seu respectivo ACD. Após a aplicação do questionário, possivelmente haverá uma nova seleção de produtos, serviços e influenciadores com base nas respostas do questionário, e assim o ACD de cada novo resultado.