PROJETOS

LIVRO SOBRE BURACOS NEGROS: DE ALUNA PARA ALUNOS

Aluno(a): Luísa Machado Saldanha
Prof.(a) Orientador(a): Marcos Rogério Calil
Professora Coorientadora: Sandra M. Rudella Tonidandel

Ano: 2019

Premiações

Resumo

Resumo: Nos dias atuais, buracos negros são encarados como um grande desafio para a ciência, uma vez que ainda não sabemos muito sobre esse assunto por serem objetos astronômicos que normalmente se localizam muito distante da terra, o que acaba dificultando um contato mais próximo com o tema. Porém, com os avanços tecnológicos, a cada ano, significativas investigações estão em andamento nos trazendo um pouco mais de esclarecimentos sobre a presença misteriosa destes corpos astronômicos . Pelo tema ser cada vez mais procurado pelos astrofísicos, ele vem contribuindo na compreensão e esclarecimento de vários fatores "ainda" incertos no campo da ciência desde de que os registros começaram a ficar evidentes. Entretanto, ainda é considerado um assunto complexo, nada fácil e, consequentemente, as informações mais detalhadas ficam reservadas apenas para um público restrito de estudiosos como físicos e astrofísicos. Ou seja, o que tem sido investigado sobre os buracos negros somente pesquisadores com níveis acadêmicos mais avançados têm acesso às informações, ficando por fora e desatualizados quanto ao tema os estudantes mais jovens e, consequentemente, há falta de interesse sobre esta área de estudo. A proposta deste projeto é a criação de um material didático para jovens de 14 a 18 anos do ensino médio, para que possam aprender sobre buracos negros de uma forma clara e agradável, suscitando curiosidade sobre estas descobertas. Primeiramente foi criado um índice, para listar todos os tópicos essenciais e correlacionados para a compreensão do tema, que servirá como um guia do que deve ser pesquisado e onde. Com esse material já escrito e revisado, as duas últimas etapas a serem feitas são: aplicação de questionários de múltipla escolha sobre o entendimento prévio dos alunos sobre o assunto e como se ampliou após leitura do material. Será aplicado para alunos de escolas públicas e particulares (da 9ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio), e, após a uma análise de dados, será considerado possíveis modificações. A presente publicação poderá ser veiculada nos meios digitais, canais online, editoras tradicionais ou ainda a ser definido o meio mais acessível.