PROJETOS

JOGOS E VIOLÊNCIA: AÇÕES VIOLENTAS E O DESENVOLVIMENTO DE PADRÕES DE AGRESSIVIDADE

Aluno(a): Thiago Schwartz Machado
Prof.(a) Orientador(a): Tiago Bodê
Professora Coorientadora: Sandra M. Rudella Tonidandel

Ano: 2019

Premiações

Resumo

O número de atentados provocados por crianças com armas de fogo tem aumentado significativamente nas escolas de ensino básico nos últimos anos. Dentre as possíveis proveniências desse alarmante cenário, os videogames representam uma posição de grande polêmica, uma vez que grande parte das crianças que realizaram atos terroristas tinham o hábito de se divertir por intermédio de jogos de videogame violentos. Inclusive, o próprio presidente dos Estados Unidos realizou uma reunião com diversos membros da indústria dos jogos para discutir como eles poderiam ter influenciado a criança que foi responsável pelo último atentado ocorrido na Flórida, em agosto de 2018, deixando dois mortos e onze feridos. Com base nessas premissas, o presente projeto busca verificar uma possível correlação entre os jogos de videogame e o desenvolvimento de comportamentos violentos. Nossa hipótese é de que as ações violentas em um jogo não causam o desenvolvimento de um comportamento violento nos jogadores, mas podem atrair e intensificar pessoas com esse perfil. Para desenvolvimento do projeto, estamos desenvolvendo uma ferramenta metodológica caracterizada por um questionário semiestruturado, dividido em três etapas. Na primeira delas, será mapeado o perfil de jogador dos sujeitos para identificar o nível de agressividade em aspectos não relacionados aos videogames. Na segunda fase, aplicaremos o teste de agressividade The Multidimensional Anger Inventory como base para análise. Posteriormente, será utilizada uma ferramenta de análise de tipologias para definir os tipos de jogos que o jogadores costumam jogar. Cabe ressaltar que a ferramenta será construída com base no artigo Games Científicos: bases epistemológicas e princípios de design didático. Na terceira e última parte do questionário, será medido o nível de violência causado diretamente pelos jogos. Por fim, com base na triangulação dos dados coletados, serão analisadas as possíveis correlações entre o as ações violentas e o desenvolvimento de padrões de agressividade.