PROJETOS

Dando voz às vítimas do bullying
Giving voice to bullying victims

Aluno(a): Juliana Eva Padilha
Prof.(a) Orientador(a): Rita M. Saraiva de Barros
Professora Coorientadora: Sandra M. Rudella Tonidandel

Ano: 2018

Premiações

Resumo

Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia, sendo executados dentro de uma relação desigual de poder (ABRAPIA, 2009). Estudos verificaram que entre 10 a 15% das crianças entre a terceira e a sexta série do Ensino Fundamental sofrem bullying, seja verbal, físico, material, moral, psicológico, sexual ou virtual, pelo menos uma vez por semana (Harachi, Catalano, & Hawkins, 1999; Nansel et al., 2001). Como grande número dessas vítimas não revela estar sofrendo o bullying (Moura, et al., 2009), este projeto tem o intuito de ajudar os pré-adolescentes envolvidos, dando-lhes maiores condições de defesa. Para tanto, investiga-se: Como criar em nossa escola, um plano de ação de combate ao bullying com a participação dos alunos? Acreditamos que se abrirmos uma ponte de comunicação entre as vítimas de bullying e a escola, esta teria uma noção melhor do que está ocorrendo e de como poderia agir em relação ao combate ao bullying. Na primeira etapa do projeto aplicaremos um questionário, em alunos com idades entre 10 e 13 anos, com a finalidade de identificar a ocorrência do bullying, como e com que frequência ocorre, os sentimentos de quem sofre o bullying em relação ao acontecido e como percebe e gostaria que fossem as ações da escola. Com este questionário, que já está pronto para aplicação, poderemos detectar possíveis alvos do bullying e analisar principalmente como estes alunos sentem que deve ser a ação antibullying na escola. Na segunda parte do projeto, após analisarmos os questionários e chegarmos a conclusões, planejaremos ações que possam ajudar a diminuir as situações de dificuldades dos alunos impactados pelo bullying, idealizando a melhor maneira de combatê-lo e dando aos jovens condições de fortalecimento e consequentemente defesa.

Palavras-chave: bullying, ponte de comunicação, relação escola-aluno

Abstract

Bullying is a term used to describe physical or psychological violence, practiced by a person or a group, which causes pain and distress based on practices carried out inside an uneven power relationship (ABRAPIA, 2009). Studies show that 10% to 15% of kids suffer through bullying between third and sixth grade of primary school and are harassed either verbally, physically, materially, morally, psychologically, sexually or virtually, at least once a week (Harachi, Catalano, & Hawkins, 1999; Nansel et al., 2001). Most of these victims don’t reveal they are suffering bullying (Moura, Pereira, Paiva, Gebara, 2009), this project’s purpose is to give these kids a bettershot at defending themselves. Our research addresses the following question: “”How to create a plan of combat to bullying with the participation of students? ” Our hypothesis is that, if a method of communication is opened between the victims and the school, thenthe school would have a better notion of how to act in order to combat bullying. To test this hypothesis, first we will apply a questionnaire to students between the ages of 10-13 about bullying, including the school’s actions toward bullying, students’ suggestions on the school’s bullying policy should be, an analysis of the harassment faced by students at school, and victims’ feelings about bullying An analysis of this questionnaire will lead to the discovery of possible targets of bullying and students’ feelings about what anti-bullying action must take place. Finally, we will analyze the results and create the ideal plan to deal with bullies and help victims by applying a possible solution.

Key-words: bullying, communication, school-student relationship