PROJETOS

Planetário: ajudando jovens a ter interesse em astronomia e ciências correlatas
Planetarium: helping the young to have greater interest in astronomy and correlate science

Aluno(a): Eduardo Cuoghi Pacini
Prof.(a) Orientador(a): Marcos Rogério Calil
Professora Coorientadora: Sandra M. Rudella Tonidandel

Ano: 2018

Premiações

Resumo

O Planetário é uma ferramenta multimídia capaz de projetar em uma cúpula semiesférica imagens e vídeos, proporcionando um ambiente imersivo capaz de entreter e, ao mesmo tempo, ensinar. Essa ferramenta pedagógica é capaz de introduzir ou reforçar conceitos astronômicos, além de disciplinas correlatas ou não correlatas como, por exemplo, física, química, matemática, artes, história, geografia e outras. Isso porque, os vídeos produzidos no mercado que compreende as produtoras de vídeos fulldome, ou seja, vídeos para serem projetados em 360 graus, são variados. Por consequência, é comum encontrar no mercado vídeos com conteúdos interdisciplinares. Para enriquecer ainda mais esse mercado, existem freewares de astronomia, que simulam o céu para qualquer data e horário desejado, proporcionando rápidas criações de sessões de planetário. Aproveitando essa ferramenta pedagógica, a presente pesquisa tem como objetivo em adquirir um projetor de planetário e um domo (cúpula) inflável para transmitir de forma lúdica conteúdos relativos à Astronomia e as demais ciências. Além disso, serão realizadas pesquisas para verificar o aprendizado dos alunos e professores, após a ocorrência de uma sessão ou aula que utilizará o recurso pedagógico do planetário. Pretende-se ainda, no futuro, produzir sessões gravadas de planetário e angariar novos alunos para o projeto.

Palavras-chave: astronomia, planetário, educação

Abstract

The planetarium is a multimedia tool capable of projecting in a semispherical dome various images and videos, providing an immersive atmosphere capable of entertaining and, at the same time, teach. This pedagogical tool is capable of introducing and reinforcing astronomical concepts as well correlated or uncorrelated concepts such as, physics, chemistry, math,arts,history,geography and others.That is because the videos made in the fulldome video market,that is, videos that are made to be presented in 360 degrees, are varied.For that reason,it is common to find videos with interdisciplinary contents in the market.To enich this market even more, there are various astronomy freewares that simulate the sky in any date and time,providing on-the-spot planetarium sessions.Making use of this great tool, the current research has as present goal to acquire a planetarium projector and an inflatable dome to teach in a playful and easy to understand way contents related to astronomy and other sciences.In addition research to verify the learning of the students after the occurrence of a session or class that would use this pedagogical resource that is the planetarium.It is intended to, in the future, create recorded lessons with the planetarium to draw in new students to the project.

Key-words:astronomy, planetarium, education