PROJETOS

O impacto do autoconhecimennto no bullying verbal

Aluno: Juliana Eva Padilha
Prof. Orientador: Rita M. S. de Barros e Ian Bernardes Bastos
Prof. Coorientador(a): Sandra M. Rudella Tonidandel

Ano: 2017

Premiações

Descrição

Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia, sendo executados dentro de uma relação desigual de poder (ABRAPIA, 2009). Estudos verificaram que entre 10 a 15% das crianças entre a terceira e a sexta série do Ensino Fundamental sofrem bullying, seja verbal, físico, material, moral, psicológico, sexual ou virtual, pelo menos uma vez por semana (Harachi, Catalano, & Hawkins, 1999; Nansel et al., 2001). Como grande número dessas vítimas não revela estar sofrendo o bullying (Moura, Pereira, Paiva, Gebara, 2009), este projeto tem o intuito de ajudar os pré-adolescentes envolvidos, dando-lhes maiores condições de defesa. Então a nossa questão-problema é: “Como dar maiores condições de defesa aos pré-adolescentes impactados pelo bullying verbal? “ e a nossa hipótese é que, se levarmos essas crianças e pré-adolescentes a se conhecerem melhor, e puderem aumentar a confiança em si mesmos, seriam menos afetados pelo bullying verbal. Para testar a hipótese, na primeira parte do projeto aplicaremos questionários, relacionados ao bullying e à autoconfiança, em alunos com a idade média de 11 anos. Após a aplicação desses questionários o grupo passará por sessões de terapias de autoconhecimento, com o objetivo principal de aumentar sua autoestima. Após estas sessões, aplicaremos novamente os questionários sobre bullying e autoconhecimento e analisaremos as respostas, relacionando-as às respostas dadas no questionário anterior. Nessas análises observaremos se houve a elevação da autoconfiança por meio do autoconhecimento e com isso se acreditam ter o bullying verbal um menor impacto caso venha a ocorrer.

Palavras-chave: bullying verbal, autoconhecimento, autoestima