PROJETOS

Estudo das bases moleculares do conjunto de sintoma transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Alunas: Julia Assis Azevedo e Juliana Corio Porto
Profª. Orientador(a): Mariana Martins Pellegrini
Profª Coorientador(a): Mara Cristina Pane e Sandra M. Rudella Tonidandel

Ano: 2016

Premiações

Descrição

Sabe-se que o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é muito comum e pode ser prejudicial à vida de pessoas com esse transtorno, por isso deve ser diagnosticado corretamente. Hoje em dia, o reconhecimento da patologia é feito a partir de uma anamnese, levando em conta apenas aspectos comportamentais, o que pode ser confundido com a personalidade. Pensando nisso, nossa hipótese é desenvolver uma análise que levasse em conta aspectos bioquímicos também. Assim, observaríamos a presença de alguns genes, como o DRD e o MAOA, que estariam mais presentes em pessoas com o diagnóstico do TDAH do que em pessoas sem. Para isso, analisaremos bancos de dados de bioinformática visando identificar correlações quantitativas entre cada um dos genes e a incidência do TDAH, para depois relacionar os principais genes e ao método de diagnóstico proposto.

Palavras-chave: Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), aspectos bioquímicos, método de diagnóstico