PROJETOS
A música como recurso viabilizador do desenvolvimento da fala em crianças autistas
Alunas: Lara Villaça Davidoff de França e Sabrina Alves Luz
Profª. Orientador(a): Rita Maria Saraiva de Barros
Profª Coorientador(a): Sandra Maria Rudella Tonidandel
Ano: 2014
Premiações
Descrição
O autismo é uma síndrome comportamental que compromete o desenvolvimento infantil. A criança
autista tem dificuldade para relacionar-se, apresenta atraso na aquisição da fala e do uso não
comunicativo da mesma. Aproximadamente 40% das crianças com autismo não falam, 25% só começam
a falar entre 12 e 18 meses, mas logo perdem a habilidade da fala e outras têm dificuldade em formar palavras,
falar corretamente, expressar-se utilizando palavras, dificuldade na socialização e em ter amigos,
em iniciar ou manter uma conversa, ou repetem exatamente o que ouvem. Então, sabendo que o autista repete
o que ouve a nossa questão-problema é “Como promover ações para ajudar a desenvolver
a fala nas crianças autistas de grau leve, usando a música com o objetivo de abrir canais de
comunicação” e a nossa hipótese é que com sessões de musicoterapia,
onde crianças autistas escutem, diversas vezes músicas de seu agrado, ajudaremos no desenvolvimento
da fala dessas crianças. Na primeira fase do trabalho serão selecionadas crianças autistas
de grau leve e por meio de entrevistas com os pais e pré-testes tentaremos chegar à preferência
musical das crianças, que será confirmada em uma oficina. Na segunda parte planejamos ações,
tais como oficinas orientadas, na presença de especialista, quando escutarão, diversas vezes, as
músicas de seu agrado, de dois modos: com atividades paralelas ou sem o acompanhamento de outras atividades.
Durante as sessões será feito, pelo pesquisador, o preenchimento de formulários para identificação
de reações. A última etapa consistirá em aplicação de um pós-teste
e nova entrevista com os pais para analisarmos o progresso na fala dessas crianças e diminuição
de dificuldades.
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