PROJETOS
A ansiedade e o dormir pouco podem causar distúrbios do sono?
Aluna: Luiza Rodrigues Araújo
Profª. Orientador(a): Rita Maria Saraiva de Barros
Profª Coorientador(a): Sandra Maria Rudella Tonidandel
Ano: 2014
Premiações
Descrição
O sono é um estado muito importante para o desenvolvimento normal do cérebro e tem sido
cada vez mais relacionado ao bem estar dos indivíduos. É no período de sono noturno
que são liberados alguns hormônios imprescindíveis para a maturação,
o crescimento e a manutenção da saúde do nosso corpo. Pesquisas já mostraram
que as crianças e os adolescentes têm dormido cada vez menos ao longo das últimas
décadas. Passam muito tempo ligados às mídias e ainda são expostos a fatores
de estresse que podem estar contribuindo para que durmam menos, como a pressão por um brilhante
desempenho acadêmico. Esta diminuição das horas de sono aumenta o nível de
cochilos na escola, mas os efeitos vão muito além disso. Sabe-se que crianças
e adolescentes que dormem pouco têm maior risco de depressão, obesidade, alergias entre
outros problemas de saúde. Então, nossa questão-problema é “A ansiedade
e o dormir pouco estão causando distúrbios do sono como a insônia, o sonambulismo e
o terror noturno?” Nossa hipótese é que sim, pois o sono está intimamente
ligado ao bem estar e saúde dos indivíduos e a privação do sono pode desencadear
distúrbios do sono nos pré-adolescentes portadores dessa condição e muitos
dos distúrbios do sono não tem causa conhecida e sem saber essa causa é mais difícil
combatê-los. Na primeira fase do trabalho, o instrumento utilizado para a coleta de dados será
um questionário, aplicado a crianças e pré-adolescentes, com idade entre 10 a
12 anos, cursando das 5ªs às 7ªs séries do Ensino Fundamental de nosso colégio.
Com este estudo, pensamos ser possível relacionar o tempo de sono e estresse com possível
favorecimento do desenvolvimento de distúrbios como: insônia, sonambulismo, terror noturno
e num segundo momento, em transpor o conhecimento teórico abordado para o cotidiano dos alunos
e na efetiva modificação de comportamentos, sensibilizando os estudantes, discutindo
o tema em ambiente escolar.
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