PROJETOS

Sonolência diurna excessiva em adolescentes: é possível combatê-la?

Aluna: Marina Adde Anuardo
Profª. Orientador(a): Helika Amemiya Chikuchi
Profª. Coordenador(a): Sandra Maria Rudella Tonidandel

Ano: 2013

Premiações


Descrição

          O sono é fundamental para recompor o organismo do ponto de vista físico e mental. A falta de sono noturno nos jovens pode prejudicar o crescimento e desenvolvimento, causar sonolência diurna excessiva, aumentar a propensão a acidentes, diminuir a capacidade de concentração, memorização e retenção de informações, baixar o rendimento escolar, e provocar desajustes sociais e familiares (ORZECH et al., 2011, ARAÚJO e ALMONDES, 2012). Apesar de existir nos adolescentes uma tendência fisiológica ao aumento na sonolência, pesquisas indicam que a baixa qualidade e o pouco tempo de sono noturno também estão relacionados com seus hábitos (KANG e CHEN, 2009). Dormir em horários mais tardios pode dificultar a adaptação aos horários sociais, como assistir aulas de manhã (VIEIRA e ACEBO, 1993).
Além disso, muitos deles desconhecem como é a qualidade do próprio sono noturno e tampouco se apresenta um nível de sonolência diurna acima do normal (GRAHAM, 2000 e WAHLSTROM, 1999).
Nossa questão de problema é: aumentar o conhecimento do aluno sobre a respeito do sono e informá-lo sobre a qualidade do próprio sono e o seu nível de sonolência diurna podem contribuir para a adoção de estratégias que melhorem o tempo de sono noturno e diminuam a sonolência diurna excessiva?
Nossa hipótese é de que melhorar o conhecimento do alunos sobre o sono e sobre a própria situação favorecerão a adoção de estratégias que melhorem o tempo de sono noturno e a diminuam a sonolência diurna excessiva.
Participarão da pesquisa alunos das 1ªs e 2ªs séries do Ensino Médio. Serão aplicados um questionário objetivo e as Escalas de Epworth e de Pittsburgh. Por meio desses instrumentos, serão coletados dados para avaliar os conhecimentos prévios a respeito do sono e sobre o grau de sonolência diurno e a qualidade do sono noturno de cada participante.
A partir da análise dos resultados serão desenvolvidas e aplicadas estratégias que, depois terão o seu impacto verificado por meio da aplicação de outro questionário.