PROJETOS

Preto e Branco: analisando a causa da desmotivação escolar em adolescentes com transtorno afetivo bipolar

Alunos: Amyr Braverman e Vitor Hugo Alves Aguiar
Profª. Orientador(a): Rita Maria Saraiva de Barros
Profª. Coordenador(a): Sandra Maria Rudella Tonidandel

Ano: 2013

Premiações


Descrição

          O Transtorno Afetivo Bipolar, conhecido como TAB, é uma patologia da área de psiquiatria, cujas características são depressão e mania em episódios alternados e sem periodicidade definida.
A depressão e mania têm sintomas que acreditamos levar à desmotivação escolar, já que durante os episódios, a atividade cerebral sofre alteração: no período depressivo a atividade é lenta, e no maníaco, acelerada. Segundo o psicólogo Ruiz, “o transtorno afeta diversos setores da vida do indivíduo”, interferindo negativamente no cotidiano do paciente. Este trabalho visa avaliar se há uma possível correlação entre o TAB e a desmotivação do jovem no âmbito escolar. Disto, analisaremos como os fatores socioeconômicos, sociais e de deficiências na alfabetização podem contribuir para esta possível desmotivação. Nossa hipótese é que os jovens que apresentam TAB são mais desmotivados em ambiente escolar, entretanto, consideramos que, os outros fatores, não alfabetização funcional, socioeconômica e social, também contribuem para a desmotivação. Para testar essa possível correlação, serão aplicados testes em 150 indivíduos (n=75 Grupo Controle) e (n=75 Grupo Experimental), em pacientes do Hospital das Clínicas e de Escola Pública, isentos de patologia desenvolvida, na idade entre 13 e 16 anos e 11 meses. Os questionário são: Informativo Socioeconômico e Social, Avaliação da Alfabetização Básica, Escala para Avaliação da Motivação Escolar Infanto-juvenil. Com o cruzamento dos dados obtidos nos testes, pretendemos evidenciar a correlação entre a desmotivação e suas possíveis causas, para facilitarmos e auxiliarmos o estudo e entendimento do paciente com TAB e suas causas desmotivacionais.