O Transtorno Afetivo Bipolar, conhecido como TAB, é uma patologia da área de
psiquiatria, cujas características são depressão e mania em episódios alternados
e sem periodicidade definida.
A depressão e mania têm sintomas que acreditamos levar à desmotivação escolar,
já que durante os episódios, a atividade cerebral sofre alteração: no período
depressivo a atividade é lenta, e no maníaco, acelerada. Segundo o psicólogo Ruiz,
“o transtorno afeta diversos setores da vida do indivíduo”, interferindo negativamente
no cotidiano do paciente. Este trabalho visa avaliar se há uma possível correlação
entre o TAB e a desmotivação do jovem no âmbito escolar. Disto, analisaremos como os
fatores socioeconômicos, sociais e de deficiências na alfabetização podem contribuir
para esta possível desmotivação. Nossa hipótese é que os jovens que apresentam TAB são
mais desmotivados em ambiente escolar, entretanto, consideramos que, os outros fatores,
não alfabetização funcional, socioeconômica e social, também contribuem para a desmotivação.
Para testar essa possível correlação, serão aplicados testes em 150 indivíduos (n=75 Grupo
Controle) e (n=75 Grupo Experimental), em pacientes do Hospital das Clínicas e de Escola
Pública, isentos de patologia desenvolvida, na idade entre 13 e 16 anos e 11 meses. Os
questionário são: Informativo Socioeconômico e Social, Avaliação da Alfabetização Básica,
Escala para Avaliação da Motivação Escolar Infanto-juvenil. Com o cruzamento dos dados
obtidos nos testes, pretendemos evidenciar a correlação entre a desmotivação e suas possíveis
causas, para facilitarmos e auxiliarmos o estudo e entendimento do paciente com TAB e suas
causas desmotivacionais.
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