PROJETOS

Poluição Indoor: avaliação dos efeitos da fumaça do cigarro em plantas bioindicadoras

Alunos: Eduardo Assunção Praça e Flávio Pelone.
Profa. orientadora: Regina Marques Marcok.
Profa. Co-orientadora: Sandra M. R. Tonidandel.
Ano: 2011.

Premiações

 

Descrição

O cigarro, atualmente, é um problema que atinge parte da população mundial e causa sérios problemas de saúde, mesmo nos que não fumam, que fazem parte dos fumantes passivos. Os variados componentes derivados da fumaça do cigarro causam, entre muitas complicações de saúde, o câncer e o enfisema pulmonar. Possivelmente, levam a um distúrbio grave em conjunto com doenças crônicas, como a asma e a bronquite.

Além dos efeitos prejudiciais à saúde, fumantes passivos também sofrem com o desconforto e o cheiro desagradável da fumaça do cigarro. Além de todos esses dilemas relacionados ao cigarro, a poluição atmosférica é considerada uma das fontes mais potentes de toxicidade do ar e um dos causadores de doenças respiratórias precoces. Por isso, possíveis problemas decorrentes da presença da fumaça de cigarro são questões relevantes para a investigação científica. O objetivo deste trabalho é verificar os efeitos da fumaça do cigarro em importantes processos biológicos como a divisão celular, fazendo o uso de uma planta bioindicadora, a Tradescantia pallida clone 4430. Para isso, montamos uma câmara de fumo e as plantas foram divididas em 5 grupos com 10 hastes cada, sendo um grupo o controle positivo, o segundo, o controle negativo, e os três últimos expostos a períodos sucessivos de 1, 2 e 4 horas de fumaça de cigarro.

Após os períodos indicados, as hastes foram retiradas e fixadas. Neste momento, estamos preparando e analisando as lâminas para identificação e contagem dos possíveis micronúcleos presentes nas tétrades das inflorescências da Tradescantia pallida .