PROJETOS

A extração de flavonoides do fruto da Passiflora edulis sims para a preparação de uma pomada que auxilie à cicatrização de queimaduras

Alunas: Deborah Laís Abib e Lara Stela David Alves.
Profa. orientadora: Mara Cristina Pane.
Profa. Co-orientadora: Sandra M. R. Tonidandel.
Ano: 2011.

Premiações

 

Descrição

Levando em consideração o aumento crescente de pessoas com lesão cutânea causada por queimaduras, no nosso projeto pretendemos fazer uma pomada à base de extrato do fitoterápico flavonoide, o qual é um importante marcador de várias plantas fitoterápicas. A abordagem da fitoterapia em queimaduras ainda é escassa em nosso país, porém muito necessária.

Questionamo-nos se seria possível o tratamento de queimaduras por meio de substâncias extraídas do fruto Passiflora edulis sims no auxílio ao processo de cicatrização. Acreditamos ser viável a idealização do projeto, visto que já existem trabalhos semelhantes ao apresentado, porém nenhum na forma de pomada. Inicialmente, faremos a extração por intermédio da maceração ou percolação, depois faremos a identificação dos flavonoides por cromatografia de camada delgada e então a quantificação total da substância marcadora por espectrofotometria. Por fim, testaremos sua eficácia através do estudo “ in vitro ”.