PROJETOS

NON DVCOR, DVCO: Os efeitos de ações sócio-educativas frente a formação política dos jovens

Autor: Daniel Rocha Ruiz.
Profa. Orientadora: Sandra M. R. Tonidandel.
Prof. Co-orientador: Edson Martins Júnior.
Ano: 2009.

Premiações

FEBRACE 2010
- 1º lugar em Ciências Humanas
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Descrição

É muito comum ouvir que o jovem é alienado. Diz-se que a inexperiência política faz com que ele sinta-se despreparado (e inapto) a participar ativamente do sistema democrático. Também é comum ouvir que a falta de transparência da política, por causa de vários escândalos de corrupção, o faz sentir-se desencorajado a se envolver.
O objetivo desse trabalho é desenvolver uma metodologia eficaz para estimular a formação política do jovem, assim como sua participação no ambiente político, de forma construtiva tanto para ele quanto para a sociedade em que vive.
Para tal foi necessário: definir um nível de participação ativa saudável, esperado de todos os cidadãos; mapear, por meio de oitenta e sete questionários de aplicados em classes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri, o estado em que se encontra uma amostra da juventude atual (em questões relativas a discernimento e informação política); descobrir os fatores que influenciam nesse desinteresse; implementar ações sócio-educativas e medir seu efeito nos jovens.
A principal ação foi a implantação de um fórum estudantil, que aproxima o jovem do meio político mediante a presença de um convidado vereador paulistano, e lhe da liberdade para expressar suas opiniões e idéias.
Nesse fórum, constituído de três encontros, foram realizados debates e discussões com alunos selecionados por meio de seus questionários. Para testá-los, eles foram fomentados a elaborar um anteprojeto de lei que melhorasse alguma carência de sua comunidade. Em parceria com o vereador, objeta-se futuramente levar o anteprojeto a votação na Câmara.

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