PROJETOS

FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES: Microorganismos produzindo o equilíbrio químico e biológico do solo

Autor: Pedro Monti Schonberger.
Profa. Orientadora: Rita M. S. de Barros.
Profa. Co-orientadora: Sandra M. R. Tonidandel.
Ano: 2009.

Premiações

 

Descrição

As plantas fazem parte do nosso cotidiano, estando presentes na alimentação, vestuário, medicamentos, entre tantas outras formas. Por isso, pesquisas que utilizem como objeto de estudo seu melhor desenvolvimento são de extrema importância, uma vez que um melhor desenvolvimento dos vegetais poderia melhorar a qualidade de vida humana.
Nosso trabalho visa estudar o efeito da micorrização em plantas e o quanto a micorriza pode ajudar no desenvolvimento dos vegetais.
Para investigar essa ação utilizamos o solo de um centro de comunidade carente de São Miguel Paulista de São Paulo – Fundação Tide Setubal – onde pretendemos implementar uma horta comunitária em parceria com os moradores do local, aplicando os conhecimentos adquridos por nós, sobre o manejo de fungos no solo.
Como metodologia para medir o efeito da micorrização no crescimento de vegetais, plantamos feijão. Isso porque esse vegetal tem como característica a facilidade do seu manejo e rapidez no crescimento , sendo possível coletar mais dados e em menor tempo do que com outros tipos de vegetais.
Inicialmente a terra foi solarizada para que os esporos de fungos possivelmente presentes fossem mortos. Então dividimos a plantação em 4 grupos, assim sendo: G1 – terra inoculada com esporos de FMAs, G2 - terra inoculada com esporos de FMAs1 e adicionada de Microgeo2, G3 – Controle 1 – terra sem adição de nenhum produto e G4 – Controle 2 – terra com Microgeo.
Como dados empíricos registramos a altura do vegetal, o número de ramos e a aparência da planta. Para isso, fizemos observações em horários e dias pré-determinados. Construímos uma tabela.
Analisando os dados, observamos que as plantas que receberam FMAs em conjunto com a adição de Microgeo tiveram crescimento mais rápido, maior altura, folhas mais viçosas e em maior número.
Esses dados evidenciam que as micorrizas em associação com Microgeo , podem favorecer o desenvolvimento dos vegetais.
No entanto, precisamos investigar e obter mais dados para saber se a melhora no desenvolvimento da planta foi conseqüência do aumento de micorrização das raízes em decorrência da adição de Microgeo à terra. Para isso faremos análises da colonização radicular nas plantas, além de outros testes, como análises químicas do solo e contagem de esporos dos FMAs.
A quantidade de massa fresca , massa seca, o número de vagens e a massa total das vagens serão analisados no fim do experimento.
Após a obtenção dos dados acima, ampliaremos a pesquisa fazendo a multiplicação de esporos de FMAs, com o uso de plantas forrageiras, como a Brachiaria sp – planta cuja raiz favorece o aumento dos FMAs – antecedendo a plantação de hortaliças.

1FMAs - fungos que podem apresentar efeitos benéficos para as plantas com que estabelecem associações, ajudando a melhorar a produtividade no campo.
2Microgeo - produto que promete restabelecer o equilíbrio biológico do solo, favorecendo assim o desenvolvimento de certos microorganismos benéficos às plantas, entre eles as micorrizas.

Fotos