PROJETOS

COLETA SELETIVA DE LIXO NA ESCOLA DA IDEALIZAÇÃO À PRÁTICA

Autores: Carolina G. Kowalski e Renan Itagyba.
Profas. Orientadoras: Carolina B. Lemos e Suzana Ursi.
Ano: 2008.

Premiações

 

Descrição

Atualmente, a produção de lixo é considerada um dos grandes problemas da humanidade, pois essa produção vem aumentando assustadoramente. Uma das maneiras eficazes de diminuir esse desperdício é a coleta seletiva. Essa prática aparentemente simples exige, na verdade, todo um planejamento logístico, bem como a participação efetiva da população. Para tanto, o trabalho de conscientização deve ser iniciado ainda com pessoas jovens, visando formar cidadãos realmente engajados na questão da sustentabilidade. Os resultados obtidos no trabalho “Coleta seletiva de lixo: separando consciência e alienação” (Cientista Aprendiz 2007) demonstraram que o sistema de coleta seletiva do Colégio Dante Alighieri não é eficiente. A partir dessa constatação, elaboramos uma nova questão de investigação: “Como podemos fazer os alunos do Colégio Dante Alighieri separarem o lixo corretamente, fazendo a coleta seletiva?” Nossa hipótese inicial é que a substituição do sistema de quatro lixeiras tradicionais (adotado no Colégio) por um sistema de apenas duas lixeira (recicláveis e lixo orgânico) facilitará o processo de coleta seletiva, proporcionando uma melhora desse sistema. Além disso, atividades interessantes para conscientização podem auxiliar os alunos do Colégio Dante Alighieri a separarem o lixo corretamente. Para testar nossa hipótese, analisamos os resultados obtidos naquele trabalho do Cientista Aprendiz 2007 (no qual se constatou que o sistema de coleta seletiva do Colégio Dante Alighieri não era eficiente), realizamos pesquisas na internet de artigos relacionados ao tema do trabalho, e entrevistamos o responsável pela separação do lixo do Colégio Dante Alighieri, sr. Valdemar. Por fim, colocamos ao lado das quatro lixeiras destinadas à coleta seletiva (sistema tradicional) duas lixeiras com os seguintes adesivos: “lixo orgânico” e “recicláveis”. Essas lixeiras permaneceram no pátio do Colégio por três dias. Após cada recreio, no período da manhã, funcionários do Colégio separaram os lixos em sacos devidamente etiquetados, que foram armazenados no laboratório de ciências. Analisamos qual tipo de lixo estava presente em cada saco. Após análises, notamos que, com o uso de um sistema novo de duas lixeiras (recicláveis e orgânicos), observamos um menor índice de erros, quando comparado com o tipo de lixo presente nas quatro lixeiras destinadas atualmente à coleta seletiva. Além disso, vale a pena ressaltar que foi observado um grande desperdício de alimentos nas lixeiras. Dando seqüência às atividades, realizamos um trabalho de conscientização por meio da elaboração de um vídeo (programa Movie Maker) sobre a importância da coleta seletiva, incluindo trechos da entrevista com o sr. Valdemar e outras etapas da coleta seletiva. O vídeo foi passado para alunos de 6os anos, que também fizeram um jogo sobre coleta seletiva (disponível na internet). Em seguida, esses mesmos alunos responderam a perguntas relacionadas à atividade. Apesar dos bons resultados, sabemos que o processo de conscientização é lento e necessita de continuidade. Pretendemos, assim, incentivar outros grupos do projeto Cientista Aprendiz a fazerem mais trabalhos na área. Além disso, iremos tabular as respostas obtidas dos alunos após a atividade de conscientização (o que ainda não foi realizado).

Fotos