Dante Alighieri inspira Arte&Cultura   |  Outubro 29, 2021

Exposição “Dante 700 anos: os olhos de Beatriz” homenageia o poeta dentro do Congresso Nacional

No dia 19 de outubro de 2021 foi inaugurada a exposição “Dante 700 anos: os olhos de Beatriz”, em homenagem aos 700 anos da morte do poeta florentino Dante Alighieri.

Organizada pela Embaixada da Itália com iniciativa do deputado Enrico Misani e curadoria do presidente da Academia Brasileira de Letras, o professor Marco Lucchesi, a mostra está exposta no Salão Negro do Congresso Nacional: “Estamos dentro da Divina Comédia. Nessa metáfora de vidros claros. Em sua translúcida beleza. Nela desenhamos parte de um destino. Beatriz nos cumprimenta do futuro, até onde nossos olhos podem alcançá-la”, afirma o escritor.

O intuito é levar simbolicamente quem visita a exposição à viagem de Dante por meio do Inferno, Purgatório e Paraíso – para isso, o cenário foi montado como um labirinto. A mostra ainda traz o legado do florentino para o Brasil, até mesmo no Carnaval do Rio, nas propostas teatrais e na política brasileira dos últimos dois séculos. 

O Colégio Dante Alighieri é um dos patrocinadores da exposição, ao lado de outras empresas, como a Comolatti, Enel, Leonardo e Tim.

Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, além do embaixador da Itália no Brasil e do presidente do Colégio, dr. José Luiz Farina, estiveram na abertura da mostra: “Acredito que cumprimos a nossa missão ao homenagear uma figura tão importante para os italianos e para a cultura italiana no ano em que o Colégio completa 110 anos e a morte de Dante 700 anos. Inauguramos o Salão Negro do Congresso Nacional com a sua primeira exposição, que foi muito bem elaborada e simbólica”, compartilha o dr. Farina.

Voltar