110 anos de Ensino e Aprendizagem   |  Outubro 28, 2021

Alunos do ECCE Due, VocalDante e 7º ano criam homenagem interdisciplinar a Dante Alighieri

Seguindo com as comemorações do 110-700, estudantes do ECCE Due, do VocalDante e do 7º ano participaram de um projeto interdisciplinar reunindo o ECCE Bicurricular e os departamentos de Música, Italiano e Arte.

Durante as aulas de italiano, os alunos do 7º ano estudaram o canto XXVI do Inferno, em sua versão original, que contém a história contada por Ulisses a Dante e Virgílio. Alguns alunos foram escolhidos para declamar e gravar os últimos versos, que lembram a importância do ser humano procurar a virtute e canoscenza, a virtude e o conhecimento.

Em arte, os estudantes criaram painéis coletivos com a técnica de colagem, ilustrando três momentos especiais destacados nas terzinas do canto XXVI: a Florença medieval, o naufrágio da embarcação de Ulisses e um recorte do Inferno. As colagens foram trabalhadas no ateliê de artes por mais de 700 mãos, unidas com o propósito de valorizar por meio da arte os escritos de Dante.

ACESSE AS COLAGENS AQUI

Já em música, uma composição sonora em forma canônica com o canto XXVI dá início ao arranjo, que em seguida se junta ao Inverno, das Quatro Estações, de Antonio Vivaldi. Com percussão corporal, os estudantes do ECCE Due e do VocalDante criaram uma performance que compunha uma sequência rítmica complementar à obra do compositor com sons e movimentos.

Para unir as três partes do projeto, o Departamento de Marketing produziu e editou um vídeo que circunda entre as artes das palavras e se converte em sons e imagens.