Wilson Center de Washington firma parceria com o Dante

Publicado em 27 de setembro de 2018 às 9:03

No dia 17 de setembro o Colégio Dante Alighieri recebeu dois representantes do Centro Internacional Woodrow Wilson para Acadêmicos. Localizado na capital dos EUA, o Wilson Center, como é conhecido, é um memorial presidencial que faz parte da Smithsonian Institution e que funciona como um dos melhores think tanks do mundo, apoiando pesquisas sobre políticas públicas que tenham potencial para impactar a sociedade de fato. O jornalista Paulo Sotero, diretor do Brazil Institute do Wilson Center, e o promotor de justiça Fabio Bechara, que foi um scholar, reuniram-se com pais e colaboradores no auditório Guglielmo Raul Falzoni para debater se o Brasil ainda é o país do futuro. “Como seus filhos responderiam essa pergunta? A percepção benigna e esperançosa que sempre tivemos sobre nós mesmos está posta em xeque. As dúvidas que hoje preocupam a nação derivam em sua maior parte de problemas cujas causas residem no Brasil. Os brasileiros as conhecem e têm condições de enfrentá-las. Ou não?”, provocaram eles.

Jornalista desde 1968, Sotero vive nos EUA há 38 anos, foi correspondente do Estadão em Washington por 17 anos e lidera o Brazil Institute do Wilson Center desde 2006, sendo a única entidade na capital americana voltada exclusivamente para o estudo e o debate de temas brasileiros. Já Bechara é secretário executivo da Procuradoria-Geral de Justiça e, no Ministério Público de São Paulo, coordenou o Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro e o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado. Ele desenvolve no Wilson Center a pesquisa “Governança e Crime Organizado – desafios da cooperação interinstitucional”.

“Não é sobre falar bem ou mal do país, mas sim reconhecer os recursos do Brasil. Somos o segundo maior produtor de alimentos do mundo, temos a maior reserva florestal do planeta, com 15% de todas as espécies vivas na natureza”, afirmou Paulo, destacando a forçado país para se tornar uma potência econômica mundial. “Não podemos ter complexo de vira-lata. Temos que enxergar e valorizar as potencialidades e os atributos do Brasil, pois temos sim condições de ocupar um lugar de grandeza”, completou Fabio. “Meus filhos estudam aqui no Dante e, quando penso em futuro, é neles que eu penso, no que eu quero para eles. Quando voltei de Washington, tentei orientar a agenda de Brasília para iniciativas que pudessem combater a corrupção. A grande mensagem que o Wilson Center quer passar é o quanto a pesquisa bem fundamentada e feita para as pessoas certas pode ser extremamente capaz de nos ajudar a resolver os problemas do país”, concluiu ele.  Ao final, a dupla respondeu perguntas da plateia, gerando um interessante debate sobre democracia e futuro do Brasil.

Parcerias de peso

A roda de conversa teve abertura da diretora de Tecnologia do Dante, a professora Valdenice Minatel, que esteve em Washington no começo de setembro para conhecer o Brazil Institute pessoalmente. Ela foi acompanhada pela professora Sandra Tonidandel, coordenadora-geral pedagógica do Colégio. Já a visita de Paulo e Fabio foi um reconhecimento do Dante como um braço do Wilson Center no Brasil, consolidando a parceria entre as duas instituições. “Para nós é uma parceria significativa, um privilégio e benefício ímpar. Futuramente, queremos levar nossos alunos para lá, compor uma agenda para que eles possam vivenciar o Wilson Center e ter acesso a conhecimento, documentos, eventos e contatos deles. Com foco em ciência e tecnologia, queremos fomentar ações em inovação. A ideia é promover uma viagem de estudos para uma verdadeira imersão”, conta Valdenice.

O Dante é a única instituição de ensino de nível básico a fazer parte do conselho do Wilson Center, que também tem ligação com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), de ensino superior. As três instituições estão trabalhando junto à Fundação Brava em um projeto de simulação de prefeitura, que estimula estudantes a desenvolverem um projeto de governabilidade, propondo soluções para questões urbanas. No dia 20 de outubro, os grupos participantes do Dante irão expor seus trabalhos na Mostra Dante GEN, e o melhor grupo será premiado com uma viagem para Washington e a visita ao Wilson Center. “Afinal, o que queremos é seguir o objetivo deles, de construir conhecimento que possa de fato virar política pública e impactar positivamente a sociedade”, explica Valdenice.