Viagem a Jundiaí explora a história dos imigrantes italianos

Publicado em 28 de junho de 2010 às 16:40

Alunos dos 7os, 8os e 9os anos do Ensino Fundamental fizeram uma viagem especial no dia 26 de junho: eles foram a Jundiaí, no interior de São Paulo, e seguiram um roteiro que contou a história da imigração italiana na região, misturando o estudo do meio e o papel dos oriundi e de seus descendentes na cultura e no desenvolvimento da cidade.

“Foi um trabalho diferente, pioneiro e acima das expectativas”, afirma o prof. Everaldo Vellardi, coordenador do Departamento de Geografia, responsável pela realização do passeio, em parceria com o Departamento de Italiano, coordenado pela profa. Maria Antonieta Ronconi. “O grupo de 21 alunos visitou chácaras de produção de frutas e de café cantando músicas italianas”, conta o professor Everaldo.

Eles conheceram todo o processo de plantio e de cuidados com a produção, foram ao Museu Ferroviário da Companhia Paulista, assistiram à performance de um grupo folclórico e ouviram histórias dos próprios descendentes de italianos. “Quase todas as conversas eram em italiano, inclusive as orientações do guia, que era descendente de imigrantes”, conta a profa. Arlete Rosato, do Departamento de Italiano, que acompanhou a turma.